Você é burro, inteligente ou sábio?

06-07-2018

Diz um provérbio chinês que um burro nunca aprende, um  inteligente aprende com a sua própria experiência e um sábio aprende com a experiência dos outros.

Já repararam como há pessoas que têm tendência para cometer sempre os mesmos erros e que há outras que parece que sabem tudo? Será que isto é mesmo assim ou estando uma pessoa a cometer várias borrices poderá tornar-se uma pessoa sábia?

O burro

O burro erra muitas vezes e nunca aprende com os erros, com os seus e os dos outros. Acredita que se voltar a fazer a mesma coisa da mesma forma que o resultado poderá ser diferente, e por isso, considera-se persistente. O burro é ingénuo, infantil, impulsivo e invejoso. Tem capacidade de observar os outros apenas para tentar copiar o resultado mas sem se interessar pelo método, o esforço ou o empenho. O burro procura atalhos e quer resultados rápidos. Como acredita na sorte não se esforça para mudar o seu comportamento e considera que quando falha é azar. Assim é o burro, teimoso.

O inteligente

O inteligente também erra algumas vezes mas aprende com as suas experiências anteriores. É um pioneiro e não tem medo de errar pois sabe que a experiência de cometer um erro é um bom ensinamento. Às vezes observa o burro, outras o sábio e tem vezes que arrisca e não segue o exemplo de ninguém. É um observador e um experimentador em simultâneo. O inteligente é um criativo, pois tem de encontrar soluções para resolver questões que ainda nunca ninguém testou e baseia-se na suas experiências anteriores.

O sábio

Um sábio não nasce sábio. Um sábio tem a capacidade de perceber onde os outros erraram e sabe que a probabilidade de cometer o mesmo erro com a mesma ação é elevada, por isso, não a repete. O sábio observa os inteligentes e os burros e aprende como fazer e como não fazer. Também é como as crianças porque aprende com a observação mas tem a sua curiosidade controlada. Muito provavelmente, o sábio, não será um pioneiro como o inteligente. O sábio é cauteloso, pensa antes de falar para não ficar prisioneiro das sua palavras. O sábio sabe que a vida tem várias oportunidades e não atropela ninguém para agarrar essa oportunidade. O sábio já poderá ter sido um burro ou um inteligente mas aprendeu a ser um sábio e a saber esperar pelo momento certo para fazer a coisa certa. 

A boa notícia é que qualquer um se pode tornar um sábio e que, muito provavelmente, todos temos um pouco dos três dentro de cada um de nós. Talvez sejamos inteligentes a maior parte do tempo mas às vezes somos um pouco burros e outras vezes temos aqueles momentos eureka que nos sentimos sábios.

Com que tipo de pessoas trabalha e convive? Sente-se um burro, um inteligente ou um sábio?

Cristina Pinto