Vídeo Currículo

28-06-2019

Quando concorre a uma vaga de emprego, é importante captar a atenção do recrutador. Pode enviar o seu currículo num formato tradicional ou um vídeo currículo. 

Tal como o nome indica, um vídeo currículo, não é mais do que as suas competências e experiência profissional, resumidas em vídeo. O tempo de duração não deve ultrapassar os dois minutos, mas a sua preparação requer muita organização e várias tentativas. Talvez não saia bem à primeira, mas tente as vezes necessárias até obter um bom resultado. 

Antes de ligar a câmara, pense no que vai dizer, ou melhor, escreva. Faça um guião e seja original, simpático, e não se esqueça de duas coisas: será um recrutador que vai ver o seu vídeo e que não terá outra hipótese de impressionar a mesma pessoa

Se acha uma boa ideia e a primeira coisa que se lembra é de ir buscar a câmara, leia estas dicas primeiro.

Conteúdo

Prepare um guião com toda a informação relevante. Lembre-se que só tem cerca de dois minutos. O que não disser no vídeo, guarde para a entrevista. Deixe o entrevistador curioso. Faça uma breve apresentação e resuma a sua experiência profissional e formação. Destaque as suas principais competências e habilidades. Pode ainda incluir os motivos da sua candidatura e apresentar projetos em que tenha participado. Selecione apenas informação relevante para a vaga que está a concorrer. Além da voz, pode utilizar outras ferramentas como fotografias ou animações que ilustrem o seu trabalho. O objetivo é ser breve e não fazer o filme da sua vida.

Apresentação

A apresentação deve ser a mesma de uma entrevista. O dress code deve ser adequado à função que se está a candidatar. Tenha também atenção à sua postura, nem demasiado relaxado e nem demasiado tenso. Os cuidados com o cabelo, maquilhagem e acessórios também devem tidos em atenção.

Voz

Esteja confiante, mas não arrogante. Evite utilizar um discurso sem emoção, mas não exagere! Saiba que o nervosismo e ansiedade podem ser revelados pela sua voz. 

Autenticidade 

Seja autêntico. Nada de utilizar clichés ou tentar imitar outros vídeos que tenha visualizado. Use a sua imaginação. Nunca se esqueça que a câmara é o seu entrevistador, nada de olhar para o vazio e para a sua própria imagem no ecrã. Olhe o entrevistador nos "olhos" através da câmara. 

Qualidade do vídeo

A Iluminação, o som e o local onde vai gravar são detalhes que fazem toda a diferença. Evite ruídos, interrupções e iluminação deficiente. Utilize um editor de vídeo para melhorar a qualidade do seu vídeo currículo. O Vegas tem uma versão de teste gratuita durante 30 dias. 

A escolha de gravar um vídeo currículo é um desafio exigente, mas que pode fazer a sua candidatura destacar-se de muitas outras. 

Cristina Pinto