Vantagens do Mininalismo

19-06-2020

A tendência crescente para adquirir objetos só porque sim ou porque acreditamos que precisamos deles, vieram encher as nossas casas, aumentar o nosso trabalho em organizá-los e retirar-nos, a pouco e pouco, um recurso que todos queremos: o dinheiro.  

Se leu o e-book Teorias de Organização, encontra uma dica onde sugiro que adira ao minimalismo. Talvez considere a ideia absurda, mas inverter a tendência crescente de acumular coisas pode ter muitas vantagens:

Economia: a aquisição de bens e a sua manutenção tem custos. Por isso, quanto mais tiver mais despesas terá.

Liberdade: ter menos coisas é ter mais tempo para fazer o que gosta porque não precisa de estar «preso» à necessidade de gerir e organizar... coisas. 

Criatividade: quando não tem tudo (ou quase tudo) poderá recorrer à sua criatividade para encontrar soluções alternativas para viver sem aquele objeto que parecia indispensável.

Felicidade: muitas pessoas julgam que para alcançarem a felicidade basta conseguirem ter determinada coisa. Quando se hipoteca a felicidade com a aquisição de algum bem, provavelmente nunca conseguirá atingir essa felicidade. Deixar que essa sensação dependa da forma como controla as suas emoções e menos daquilo que consegue adquirir poderá ser uma descoberta.

Ecologia: além de poupar os seus recursos financeiros, não desperdiça os recursos do planeta. Reutilize o que já tem e antes de comprar alguma coisa avalie a necessidade de a ter. Precisa mesmo? Pode pedir emprestado? Não tem alternativa?

Inverta o sentido crescente de adquirir objetos e treine o desapego. Ganhe mais tempo e liberdade, tendo uma vida mais simples e muito menos coisas para guardar e organizar. 

Até breve!

Cristina Pinto


Quando precisamos de escrever uma sigla ou um acrónimo, num texto ou num currículo, temos de seguir algumas regras. Se o PIB (Produto Interno Bruto) é um acrónimo, por que razão PME (Pequenas e Médias Empresas) é uma sigla?

Observe o seu currículo com atenção e descubra o que deve retirar antes de o enviar. Fique com um documento mais profissional e aumente as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

A vírgula serve para dar sentido ao que escrevemos e, desta forma, sermos bem compreendidos. Poderá indicar uma pausa breve e tem o poder de mudar o sentido de uma frase apenas se a trocar de lugar.