Uma Ideia Simples para se Organizar em 2021

01-01-2021

Mais um ciclo que se fecha e damos hoje início a um novo ano. Para trás ficou um ano cheio de desafios, mas agora é o momento de recomeçar. Retenha as lições que aprendeu em 2020 e comece hoje a organizar o seu novo ano de 2021.

Para isso trago uma ideia muito simples, diria até que é básica, mas que muitas pessoas não utilizam. A minha proposta é um pequeno caderno para o ajudar na organização em todas as áreas da sua vida. Inclua assuntos pessoais e profissionais, projetos de curto ou médio prazo, finanças, saúde, lazer e o que mais quiser registar.

A função deste caderno é libertá-lo de preocupações, como se fosse um auxiliar de memória. Não é uma agenda, mas os seus pensamentos escritos. É uma gaiola para que as suas ideias não voem. Um esboço que servirá como uma ferramenta de organização para determinados objetivos.

Pode ser qualquer caderno que escolha, desde que seja apenas para o fim pretendido. Pautado, quadriculado ou liso, tanto faz. Será um caderno personalizado e é o leitor que o vai organizar à sua medida.

O que pode incluir?

  • Lista de desejos e objetivos para 2021.
  • Tarefas diárias.
  • Registos do consumo de combustível, compras de supermercado.
  • Datas de exames.
  • Ideias de negócios. 
  • Temas para escrever.
  • Planeamento de dias importantes como casamentos, aniversários ou outras comemorações.
  • Projetos de curto e médio prazo como mudança de casa, remodelação de imóveis, férias, viagens.
  • Presentes de Natal, aniversários, casamentos.
  • Livros para a ler em 2021.
  • Receitas para experimentar.
  • Listas de compras de supermercado, material escolar, necessidades pessoais.

Como fazer?

Divida o caderno pelo número de temas que pretende registar. Se quiser, pode deixar um número de folhas livre para um assunto inesperado. Desenhe ou cole imagens e escreva frases inspiradoras no início de cada tema. Pode colar separadores, fitas para marcar assuntos ou usar autocolantes. Mais tarde, poderá utilizar alguns dos dados deste caderno para inserir em ficheiros. Poderá ainda colar um envelope na contracapa para guardar recibos ou talões para o levantamento de exames ou documentos, por exemplo. 

Depois de saber quantos temas irá ter o seu caderno, poderá organizar um índice na primeira página.

Este caderno deverá ser tão personalizado quanto a sua necessidade exige neste momento. Se organizar um caderno daqui a 2 anos, provavelmente será diferente.

Ideias de cadernos e planificadores

Uma simples sebenta serve para o objetivo, mas se procura um caderno já estruturado com planificador ou com agenda, veja as sugestões a seguir:

Costumo dizer que não preciso de ocupar a minha memória com o que posso anotar. Se registar o que quero recordar mais tarde, fico mais liberta para o momento presente sem a preocupação de não me esquecer de nada.

Bom ano de 2021!

Cristina 


O medo pode funcionar como uma proteção para a nossa sobrevivência, mas se nos condicionar e impedir de fazer coisas que queremos, não evoluímos e também pode colocar em causa o nosso progresso profissional.

Quando precisamos de escrever uma sigla ou um acrónimo, num texto ou num currículo, temos de seguir algumas regras. Se o PIB (Produto Interno Bruto) é um acrónimo, por que razão PME (Pequenas e Médias Empresas) é uma sigla?