Trabalhar em home office: vantagens e desvantagens

30-11-2018

Estamos na era digital e as mudanças acontecem de uma forma tão rápida que é impossível prever qual será a próxima mudança. Graças à nova era digital passou a ser possível desempenhar tarefas fora de um local de trabalho convencional e trabalhar a partir de casa é hoje uma realidade cada vez mais comum.

Hoje, muitas pessoas trabalham a partir de casa. Seja para combater uma situação de desemprego ou para mudar de vida, trabalhar em home office já não é só para alguns profissionais. Muitas atividades podem ser realizadas em casa, e se, para algumas pessoas isto é impensável, para outras é um objetivo de vida porque vêm inúmeras vantagens. Tal como tinha prometido neste artigo,  deixo aqui a minha opinião das vantagens e desvantagens de trabalhar em home office.

Trabalhar em home office pode ser um sonho ou um pesadelo
Trabalhar em home office pode ser um sonho ou um pesadelo

Vantagens de trabalhar em home office

Creio que a maior de todas as vantagens é a possibilidade de gerir o tempo de acordo com as necessidades de cada um.

Para quem usa um meio de transporte (particular ou público) para se deslocar para o trabalho, passa a economizar o valor associado a esta despesa, além de não perder tempo em deslocações.

O acompanhamento familiar pode ser fundamental para algumas pessoas. É mais fácil acompanhar os filhos e estar disponível para momentos importantes.

Existe uma maior liberdade para tomar decisões. O profissional pode definir o horário de trabalho, o período de férias e o nicho de mercado que pretende trabalhar.

Trabalhar num ambiente calmo e sem ruído pode ser benéfico para a concentração e aumento da produtividade. 

Possibilidade de aumentar os rendimentos. Os freelancers estão dependentes da sua capacidade de trabalho, mas podem ver crescer os seus rendimentos com parcerias ou expandir a sua atividade. 

Trabalhar em casa requer uma grande capacidade de autonomia para encontrar soluções. A cada desafio superado o profissional torna-se mais competente e mais capaz.


Desvantagens, riscos e soluções para trabalhar em casa

O isolamento pode ser sentido ao fim de pouco tempo, mas existem locais onde se pode partilhar o mesmo espaço de trabalho e estar em contato com outros profissionais. O coworking é um modelo de trabalho bastante flexível e com custos muito reduzidos, permitindo a partilha de ideias e contatos. 

Trabalhar em coworking pode ser a solução para combater o isolamento
Trabalhar em coworking pode ser a solução para combater o isolamento

Pode ter sentimentos de não pertença a um grupo. Fazer parte de um grupo é importante para partilhar os bons momentos e ter a quem pedir ajuda. Mesmo que trabalhe em coworking pode sentir que não pertence a uma empresa onde é comum existir reconhecimento e incentivos.

Trabalhar em home oficce só funciona para pessoas autónomas. Pessoas dependentes da decisão de terceiros poderão ter dificuldade em adaptar-se a este modelo.

Tem maior responsabilidade porque está dependente de si. Para o bem o para o mal, os resultados serão sempre da sua responsabilidade.

A maioria dos profissionais que trabalham em home oficce são freelancers ou micro empresários. Pode ter instabilidade financeira dependente das necessidade do mercado.

Se não houver organização pode misturar trabalho com vida pessoal. É importante definir uma zona e um horário de trabalho.

Trabalhar em casa pode ser um sonho para muitas pessoas e saber como tirar proveito desta era digital é um desafio que tem de ser bem pensado. Antes de tomar uma decisão reflita se tem as características necessárias para trabalhar em home office. Vê mais vantagens ou desvantagens?

Cristina Pinto