Teletrabalho

20-03-2020

Tenho a certeza de que, desde há uma semana, começou a ouvir com maior frequência a palavra «teletrabalho». Se o trabalho a partir de casa estava disponível para uma minoria de pessoas, hoje a maioria viu-se obrigada a optar por esta forma de trabalhar.

Sem aviso, nem preparação, muitos portugueses precisam de trabalhar a partir de casa. Alguns já o faziam de forma integral e outros de forma parcial. Agora, muitos precisam mesmo de o fazer e não tiveram o tempo necessário para se preparar. 

É certo que em estruturas bem organizadas este processo de transição pode ser mais fácil, mas para muitas pessoas que procuram uma solução alternativa de trabalho, pode ser mais difícil. Não sabem por onde começar, que ferramentas utilizar ou que obrigações legais têm de cumprir.

O trabalho remoto ganhou uma dimensão e uma relevância acrescidas pelas circunstâncias em que se vive no nosso país e no mundo. Sei que existe uma maior procura destes serviços e um maior interesse em trabalhar deste modo. Voltei a ter mais pedidos de informação acerca desta forma de trabalhar, por isso, reuni todos os artigos escritos ao longo destes quase dois anos, com informações que poderão ser úteis para quem quer começar ou quem precisa de trabalhar a partir de casa.

Como começar

O trabalho remoto já não é o futuro

É freelancer? Tenha um horário de trabalho!

Trabalhar em home office: vantagens e desvantagens

Ferramentas básicas

Agenda digital

Como enviar SMS pelo computador

3 Aplicações para digitalizar documentos na palma da mão

Obrigações legais

Recibos verdes em 2019 (inclui informações das contribuições à Segurança Social)

Como entregar a declaração trimestral à Segurança Social

Porque devo propor um contrato de prestação de serviços ao cliente?

Organização

15 Ideias para o seu home office

Procrastinar ou a arte de deixar tudo para amanhã

Sugestão de leitura

Mude de Lúcio Lampreia

Um pouco da minha história

Assistente virtual: 365 dias depois


Este artigo vem também colocar à disposição para todas as pessoas que querem começar a trabalhar, de forma remota, a possibilidade de responder a dúvidas particulares que possam ter. Responderei sempre que for possível.

Se puder, trabalhe em casa.

Cristina Pinto  


Trabalhar a partir de casa é o desejo de muitas pessoas. Sonham não ter de enfrentar o trânsito, acordar mais tarde, ter tempo para outras tarefas, estar mais tempo junto dos filhos, alimentarem-se a horas com comida feita em casa e, sobretudo, não terem de cumprir um horário fixo.

Queria ser jornalista. Depois de terminar o curso, Filipa conseguiu alguns estágios em jornais e publicações locais. Trabalhava sem contrato e sem horário, mas com muitas promessas. Estava a começar a sua carreia e a esperança tornou-se a razão para apostar tudo em cada experiência que saía frustrada. O jornal fechou, a revista não lhe pagou o que...

Por mais livros que as pessoas leiam, por mais cursos que as pessoas frequentem, por mais gurus que as pessoas sigam, há sempre alguém com dificuldade em mudar de vida.