Sugestão de leitura: Mude de Lúcio Lampreia

17-08-2018

Desde que nascemos que estamos em constante aprendizagem e passamos por vários processos de adaptação para responder às mudanças que a vida nos impõe. No entanto, esta metamorfose pode estagnar quando caímos na mesmice. A mudança pode ser difícil, mas não é impossível. Não nos adaptarmos às mudanças pode significar o nosso fim por não termos a capacidade de acompanhar tais transformações. 

No seu tempo e à sua maneira, alguns, gritaram bem alto esta necessidade de mudança:


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Luís Vaz de Camões 


"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" 

Charles Darwin


"Mudar é muito difícil, mas não mudar é fatal."


Leandro Karnal



Para o sociólogo Lúcio Lampreia o mundo do trabalho mudou, por isso, é preciso mudar também. Este, é um livro com um olhar pessoal acerca da necessidade de mudança. Com um perspetiva diferente e com um tom desafiador, encoraja-nos para a transformação e ajuda-nos a observar a nossa forma de estar no mercado de trabalho.

Sinopse

Imagine-se, aos 80 anos, a conversar com o seu neto. "Avô, é verdade que no seu tempo as pessoas viviam fechadas num escritório? E tinham horário para entrar e para sair? As perguntas, formuladas assim, chegam a ser embaraçosas. Sobretudo porque ainda se aplicam. Mas não por muito tempo. As pessoas que vivem agarradas ao ideal da "carreira" arriscam-se a ter uma surpresa ao virar da esquina - quando descobrirem que o caminho sofreu um desvio. Ou vários.
Lúcio Lampreia especializou-se em recursos humanos. Tinha um bom emprego, um bom salário, a gravata sempre no lugar (vá, menos à sexta-feira). Um dia fartou-se. Não do emprego, mas da ideia de futuro. Então arriscou. Criou uma empresa, com muito trabalho e um conceito - juntar o design aos RH, para redesenhar o modo como se trabalha. Desde então é isso que faz, ao serviço de empresas como a Vodafone, o Barclays Bank ou a Timberland, em Portugal, na República Checa ou em Itália. Onde quer que esteja, encontra a mesma realidade. O que o mercado procura (e vai procurar cada vez mais) são pessoas que acrescentem valor ao seu negócio. MUDE apresenta soluções, estudos, técnicas, insights, com um design (de Ana Serra) que é em si mesmo um sinal de mudança. Mostra-lhe o que fazer com o seu CV (deitá-lo no lixo é um começo), como criar o seu pitch, como impor a sua presença online, como pensar global (pois o bairro já não chega), como viver em rede. Em suma, diz-lhe o que pode fazer agora, neste momento, com todos os seus talentos. Na empresa onde está, naquela para onde quer ir, ou na sua própria.

Este livro só tem um objetivo, mudar a maneira como vê a sua carreira. Vai mudar já, ou tem de ler o livro primeiro?

Cristina Pinto