Setembro: um mês para organizar

20-09-2019

Setembro é um mês clássico de transição e de organização. Termina a estação mais quente, inicia-se o ano letivo e é preciso preparar os últimos três meses do ano. Antes que o inverno chegue, espreite as dicas que preparei para si.

Já ouviu falar nas teorias de organização que publico à segunda-feira no Instagram e no Facebook? São teorias que utilizo no meu dia-a-dia e que decidi partilhar consigo. 

Neste artigo, reuni algumas dessas dicas para o ajudar a organizar-se. Escolhi 18 teorias para as colocar em prática, em qualquer área da vida, e para conseguir ter uma vida mais produtiva e feliz. São ideias simples, mas que se forem implementadas, podem fazer uma diferença significativa na forma como se organiza. 

#1 Comece a fazer

Quando o maior desafio é começar, então, está na hora de se desafiar. Só tem de começar a tarefa e estará mais perto de a ver concluída!

#2 Faça por apenas 5 minutos

Uma tarefa, aparentemente difícil, pode ser vencida facilmente se lhe dedicar apenas cinco minutos. Quando se der conta, estará concluída.

#3 O prioritário tem prioridade

Muitas vezes, o problema está em saber qual tarefa começar primeiro. Dê prioridade às tarefas prioritárias que são aquelas que têm um prazo para ser cumprido e, se não forem executadas a tempo, deixam de se poder fazer.

#4 "Case" objetos

Tem aqueles objetos que não sabe o que fazer com eles? Case-os com outros. Frascos de vidro para guardar miudezas, copos para colocar lápis e canetas, molas para segurar cabos, caixas para guardar fotografias, etc.

#5 Do mais pequeno para o maior

Se não sabe por onde começar, vá do mais pequeno para o maior. Comece por organizar coisas pequenas como a sua carteira, uma gaveta ou a sua mesa de trabalho. Corre menos risco de se frustrar e ganha motivação para continuar.

#6 Divida o todo em partes

Uma grande tarefa não tem de ser feita do princípio até ao fim sem interrupções. Divida-a em partes para facilitar a sua execução e foque-se apenas numa parte de cada vez. Pouco a pouco estará mais perto de ter a grande tarefa concluída.

#7 Desfaça-se do que já não precisa

Se não utiliza há mais de 365 dias avalie se valerá a pena guardar. Ofereça, venda ou recicle o que estiver em bom estado, deite fora o que não estiver em condições e ganhe espaço.

#8 Organize por categorias

Organize por categorias livros, documentos, revistas, faturas, dossiers, fotografias, etc. Mude de categoria quando tiver concluído a anterior.

#9 Faça índices

Em cada pasta de arquivo faça um índice. Facilita a consulta, mesmo se utilizar separadores. No índice pode identificar com maior precisão o conteúdo e encontrar mais rapidamente o que procura.

#10 Identifique com etiquetas

Use etiquetas em pastas de arquivo, caixas, álbuns, cadernos, armários de escritório, portas, gavetas, frascos, carregadores de telemóveis e no que precisar de identificar. Não subestime o poder de uma etiqueta!

#11 Guarde os objetos sazonais

Os objetos sazonais e os que utiliza pontualmente devem estar longe da vista. Guarde decorações de natal, artigos de praia, malas de viagens, alguma roupa e calçado agrupados por categorias e devidamente identificados.

#12 Recuse o que não vai utilizar

Não aceite brindes, sacos e papéis que não quer ou que não lhe fazem falta. Quem dá não desperdiça e você não fica com tralha.

#13 Veja o que tem antes de comprar

Antes de comprar material escolar, medicamentos ou de realizar as suas compras no supermercado, verifique primeiro o que tem. Assim, utiliza recursos que tem disponíveis e poupa o seu dinheiro. Evite aquela frase "Afinal já tinha isto em casa!"

#14 Pare de procrastinar

Se adia constantemente os seus compromissos ou afazeres para se dedicar a tarefas de prazer imediato, pode estar a procrastinar. Defina as suas prioridades, agende os seus compromissos e cumpra-os.

#15 Realize dinheiro com o que não usa

O que não utiliza hoje pode ser muito útil para outras pessoas. Reúna objetos que já não quer para ganhar espaço e dinheiro.

#16 Crie rotinas diárias

Experimente criar um hábito de organização durante 21 dias seguidos até este estar automatizado e fazer parte da sua rotina diária. Quando um hábito estiver aprendido, passe para outro.

#17 Guarde o melhor para o fim

Assim que concluir a pior tarefa do dia, terá mais energia para realizar as mais fáceis e agradáveis.

#18 Peça ajuda

Se tem dificuldades em colocar tudo em ordem sozinho, peça ajuda a um especialista. As pessoas muito organizadas adoram ajudar.


Se para umas pessoas é muito fácil organizarem-se, para outras, é quase uma missão impossível. Descubra o quanto a sua vida pode ficar mais fácil se decidir aplicar algumas destas dicas.

Bem, estas são apenas teorias. Se quiser saber se elas funcionam, coloque-as em prática e diga-me se resultaram consigo. 

Cristina Pinto