Resolução de férias: para tomar decisões de modo consciente

24-08-2018

Quase todas as pessoas fazem uma resolução de ano novo, com a grande expectativa de mudar de hábitos e de melhorar o estilo de vida. Planeiam emagrecer, deixar de fumar, fazer exercício físico, organizarem-se, blá-blá-blá e, a maior parte das vezes, nunca cumprem nada daquilo que prometeram, voltando a fazer o mesmo no próximo ano.

Mas para quê esperar pelo o início de um novo ano se o pode fazer antes? Aproveitar as férias de verão para relaxar e reavaliar a sua vida é uma ótima ideia. Recomece a trabalhar mais feliz e ainda mais eficiente.

Não é uma data que vai mudar a sua vida, mas se o quiser fazer, tem de estar consciente da necessidade de mudança. Não vale a pena tomar decisões da boca para fora. Em primeiro lugar, tem de ser honesto consigo e perceber se está disposto a fazer uma resolução à sua vida ou se é mais uma forma de se enganar e perpetuar aquilo que não gosta em si.

Aproveite estas férias faça um reset à sua vida. Se ainda não fez uma pausa ainda vai a tempo de planear uns dias de descanso inesquecíveis. O segredo é estar mesmo de férias e conhecer a pessoa mais importante do mundo, você!

Análise de vida

Faça uma retrospetiva do seu último ano de vida. Analise a sua evolução no trabalho e as suas conquistas. Evoluiu na carreira, teve um aumento no vencimento, teve formação que lhe permitiu adaptar-se à evolução tecnológica da sua empresa? Conheceu pessoas interessantes ou teve experiências enriquecedoras? Está no caminho certo da sua carreira, ou pelo contrário, sente que poderia fazer outra coisa?

Cultive-se

Leia! Leia o que o inspirar. Conheça outras formas de estar e de ver o mundo. Depois de cada livro somos sempre mais ricos.

Em modo off

Se possível, desligue-se do trabalho, disfrute das férias a cem porcento e relaxe. Esqueça o telemóvel e os e-mails. Sugiro que deixe o telemóvel em casa, esquecido e sem carga. É difícil, mas é possível. 

Diga "olá" (sem intenção publicitária)

Reveja os amigos e familiares que estão longe durante o resto do ano. Mate as saudades e recorde memórias. Quantos amigos tem nas redes sociais e que não os vê com regularidade?

Sem horas para nada

Esqueça os horários para acordar e almoçar e ouça o seu relógio biológico. Estar de férias também é deixar de sentir a pressão e a carga horária. Porque não acordar às 11h e deixar o dia correr?

Deitar fora

Quer melhor altura do ano para se libertar do que não lhe faz falta. Esta dica é válida para roupas, papéis e monos. Deite fora o que já não precisa e não usa para receber o que houver de novo.

Explore 

Mesmo que não tenha possibilidades para viajar, saia de casa e desfrute as ofertas da sua cidade. Procure jardins, praias, serras, piscinas, museus, bibliotecas, restaurantes, esplanadas, concertos e festivais. Nesta altura do ano a oferta é maior e muito diversificada. Se puder, viaje. As experiências por si vividas são únicas e enriquecedoras.

Liste

Em jeito de esboço, escreva as ideias que surgirem, registe desejos e objetivos. Esta é uma forma de ir construindo a sua nova vida depois das férias de verão. Não tenha medo de escrever um rascunho porque é a partir de ideias soltas que se começa uma coisa nova. O CLIC começou assim, com uma ideia solta. 


Muito mais do que o local onde vai estar de férias, importa como vai disfrutar desses momentos, que muito provavelmente, só regressarão no próximo ano. Depois de um descanso merecido e efetivo a sua perspetiva de vida vai ser diferente. Regresse ao trabalho renovado, cheio de energia, com certezas do que quer fazer e do que já não faz sentido para si. Sem a pressão em cima dos ombros, aumenta a capacidade de tomar decisões de modo mais consciente. O que vai fazer depois das férias? 

Cristina Pinto