Pessoas sumo: o que são e como reconhecê-las

10-08-2018

Somos seres gregários e estamos rodeados de pessoas muito diferentes. Já reparou como algumas dessas pessoas lhe são indiferentes, outras sugam a sua energia e outras ainda que acrescentam valor à sua vida? As últimas, são as pessoas sumo. São raras, mas existem. 

O que são pessoas sumo?

São pessoas especiais para si, que você admira, que tem prazer em estar e conversar. Sabe aquelas pessoas que passam na sua vida e que retira bons ensinamentos só pelo fato de as conhecer? 

São pessoas que lhe servem de exemplo quando quer tomar uma decisão importante. Eu tenho várias pessoas sumo na minha vida, e embora algumas já não estejam presentes, ajudam-me a construir enquanto pessoa. Transmitem-me valores, ideias, pensamentos positivos e encorajamento. Estou grata por as ter conhecido, mas mais importante, ter conseguido identificar quem elas são.

Como reconhecer uma pessoa sumo?

São otimistas, pois vêm o lado positivo de uma situação, mas sem ignorar as situações difíceis; 

São autoconfiantes e seguros de si, porque agem com conhecimento e avançam depois de estudarem as diferentes possibilidades;

Criam oportunidades quando têm um problema em vez de o lamentarem;

Vivem plenamente o presente, aprendem com as experiências do passado e planeiam o futuro;

Assumem as suas responsabilidades quando cometem erros e aprendem com eles;

Recusam e reprovam o criticismo, pois preferem viver as suas próprias vidas interessantes; 

Inspiram os outros apenas com o seu exemplo;

Têm algo para ensinar;

Não reclamam da vida, mas agradecem o que a vida lhes dá;

Apoiam os outros sem esperar nada em troca.


Olhe bem à sua volta, e observe as pessoas que o rodeiam, no seu local de trabalho, grupo de amigos e conhecidos. Quais são as pessoas que considera um acréscimo à sua vida?

Há uma linha (várias linhas) que separa este tipo de pessoas de outras pessoas. Quando encontrar uma pessoa sumo, inspire-se, beba do seu sumo, transforme-se e seja uma pessoa sumo para os outros. 

Cristina Pinto