Organização no regresso às aulas: onde comprar os manuais e material escolar com descontos e sem stress

31-08-2018

No início do verão começaram a surgir as primeiras campanhas dos livros escolares e, nas prateleiras dos super e hipermercados, voltou a aparecer material escolar em grande destaque. O verão passa rápido e é já daqui a uns dias que as aulas começam. Será que vale a pena deixar tudo para o fim?


Uma das regras da organização é o planeamento. Pensar com antecipação, permite-nos tomar decisões mais acertadas no que respeita à compra de material e livros escolares. Deixar tudo para a última da hora vai ser mais confuso e alguns produtos já poderão ter esgotado. Por isso, proponho algumas dicas e locais onde pode comprar livros e materiais escolar com desconto e sem stress.

 

Para quem já tem filhos a estudar, é provável que exista algum material em casa de anos anteriores. Basta fazer um pequeno inventário e registar o que há. Esta é a altura ideal para comprar o material escolar com calma e sem grandes confusões. Surgem as novidades e a oferta ainda é grande.

Apareceram, desde o início do verão, as campanhas de manuais escolares com descontos e oferta dos portes, algumas já terminaram mas outras ainda estão em vigor. Consulte a lista onde pode comprar manuais e material escolar mais barato.

  1. A Bertrand entrega em 48h, tem portes grátis e 20% de desconto em livros de apoio escolar. 
  2. Na Book in Loop pode comprar livros usados com desconto de 60% sobre o PVP ou vender os seus livros usados e receber até 20% sobre o PVP (opção de venda disponível brevemente).

  3. O Continente tem 20% de desconto em cartão em livros de apoio escolar e entregas gratuitas para os manuais escolares gratuitos.  

  4. Na FNAC é possível comprar até quatro vezes sem juros, com descontos até 20% e portes grátis até 16 de setembro. 
  5. O Jumbo tem até 40% de desconto em livros de apoio escolar e do Plano Nacional de Leitura. Aceitam reservas até 2 de setembro.

  6. A Leya tem oferta dos portes até 31 de agosto para compras superiores a 100€.

  7. A Note online tem 20% de desconto em cartão para livros de apoio escolar todo o ano letivo.

  8. A Staples tem oferta de portes grátis até 16 de setembro.


Os manuais escolares gratuitos, do 1º e 2 ciclos, podem ser levantados com a apresentação do voucher nas lojas aderentes. Para obter o voucher terá de formalizar a sua inscrição no site Mega Manuais Escolares Gratuitos do Ministério da Educação. Em alternativa, poderá dirigir-se à escola onde o aluno está matriculado e solicitar o voucher.

A única vantagem de deixar a compra de algum material escolar para o fim é a redução de preço do material que não foi escoado como as mochilas, estojos e lancheiras. Estes descontos podem chegar aos 50% em alguns hipermercados, embora, seja arriscado esperar por uma campanha que não temos a certeza que vá acontecer.

No momento de ir compras, reserve um tempo para o fazer e leve uma lista com o material necessário. Não esqueça de verificar qual o material que poderá ter em casa (novo ou usado). Consulte previamente os folhetos das campanhas do regresso às aulas e faça as suas contas. No final das compras é só pedir fatura com o número de contribuinte do aluno (muitas pessoas esquecem de pedir ou dão o número de contribuinte do encarregado de educação).

Por último, pense bem se existe a necessidade de forrar os livros escolares, mas se fizer questão, a Staples forra os livros e cadernos a partir de 0,60€ até 26 de setembro.

Organize-se e boas compras!

Cristina Pinto