O Que Fazer depois de Uma Entrevista de Emprego

22-05-2020

Agora que estamos na segunda fase de desconfinamento, iremos retomar gradualmente à normalidade e o mercado tenta equilibrar-se. Embora a sociedade tenha mudado, a procura por uma nova oportunidade de emprego continua e é muito provável que a competição aumente. Sabe o que fazer depois de uma entrevista para se diferenciar dos restantes candidatos?

Hoje, trago apenas 2 simples atitudes que poderá tomar depois de uma entrevista de emprego. 

Depois de uma entrevista é muito importante avaliar a sua prestação. Poderão existir pontos a melhorar e é fundamental definir quais serão os próximos passos a dar. O objetivo é conseguir gerir as expectativas criadas e saber o que fazer depois de receber uma resposta negativa ou ausência de resposta.

Gerir Expectativas

Se deu o seu melhor, não crie expectativas elevadas. Se a empresa mostrou ser um bom local para trabalhar, faça você mesmo o follow up se não obteve uma resposta dentro da data esperada. Poderá enviar um e-mail para agradecer a entrevista e a disponibilizar-se para prestar mais esclarecimentos.

Quantos candidatos é que enviam um e-mail de follow up? São muito raros. Ao enviar  um e-mail, mostra interesse pelo lugar e é uma oportunidade para marcar a diferença. Se não sabe o que escrever, pode utilizar a minuta seguinte e adaptá-la ao seu caso.

Ex.mo Sr. [nome do entrevistador],

Venho desta forma agradecer a sua disponibilidade e amabilidade que teve em me receber.

Caso exista alguma questão que não tenha sido conversada na entrevista, estou inteiramente disponível para prestar mais esclarecimentos.

Com os meus melhores cumprimentos.

[Nome e Apelido]

Por outro lado, se a entrevista não lhe tiver corrido bem, encare-a como um treino para se aperfeiçoar. Reflita acerca do que poderá melhorar numa próxima entrevista e continue a sua procura, mas sem desanimar. 

Tente perceber se tem as competências necessárias para o cargo que se candidatou ou se precisa de apostar em formação. Poderá ainda pensar em áreas diferentes com as competências que já tem, mas sem perder o foco do que pretende fazer. Ou seja, é preferível aumentar as suas qualificações numa área que quer trabalhar do que procurar ofertas que não se sente motivado para fazer.

Muitas pessoas aceitam ofertas de emprego que não desejam porque acreditam que não conseguem outra oportunidade numa área que procuram.

Círculos Viciosos

Só existem dois cenários possíveis depois de realizada a entrevista: é contratado ou não é contratado. Se conseguir a contratação, faço votos de muito sucesso!

Se não conseguir a vaga, continue a sua procura ativa e, em cada círculo (seleção de oferta - envio de currículo - entrevista), avalie a sua prestação. Caso considere que está a ter um bom desempenho nas entrevistas e não consegue uma vaga, pondere a possibilidade de alargar a sua procura de trabalho noutras áreas, tendo o cuidado de redigir um currículo para cada uma delas.

O planeamento e a organização são muito importantes na procura de emprego. De que lhe vale um bom currículo se não conseguir passar da fase da entrevista? 

Se quiser receber mais dicas como estas, peça gratuitamente o guia Como Triunfar Numa Entrevista de Emprego.

Guia gratuito para todos os subscritores do blog

Oferta até 31/05/2020

Neste guia encontra 18 dicas para saber o que fazer antes, durante e depois de uma entrevista.

Votos de muito sucesso.

Cristina Pinto


Já teve dúvidas em saber se escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»? Já viu escrito das duas maneiras e ficou ainda com mais dúvidas? Ou sabe como se escreve e quando tenta explicar duvidam si?

Já sabe o que é a procrastinação, já sabe o quanto isso prejudica o seu desempenho pessoal e profissional, já sabe que tem que fazer alguma coisa, mas continua a ser um procrastinador?

A taxa de desemprego aumentou no segundo trimestre e o mercado não terá capacidade de acolher tantas pessoas disponíveis para trabalhar nos próximos meses. A procura de uma solução poderá passar por criar o seu posto de trabalho a partir de casa.