O que é o sucesso?

26-07-2019

Quando podemos dizer se uma pessoa tem sucesso? Desejamos frequentemente aos outros aquilo que desejamos para nós: muito sucesso. Já ouviu alguém dizer "eu não gosto nada de sucesso"? Eu também não!

A definição de sucesso significa o que tem bom resultado, boas vendas ou muita popularidade, mas também é o resultado de uma ação de empreendimento. 

Significa, portanto, que ao sucesso se antecede uma ação que busca um bom resultado. Mas "bom" é um adjetivo. Os adjetivos são subjetivos. Por isso, o que pode ser bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra. Encontrada a subjetividade do sucesso, parece que cada pessoa pode ter a sua definição de sucesso. 

O significado de sucesso aparece frequentemente de uma forma abstrata ou rotulado por alguma ideia do senso comum, sem que se analise o que significada esta palavra de verdade.

Provavelmente, as primeiras imagens que lhe vêm à cabeça relacionada com o sucesso podem ser ter muito dinheiro, ser uma pessoa famosa, alcançar objetivos com facilidade, ter poder ou reconhecimento profissional.

Faça o teste. Abra uma página do google e escreva a palavra "sucesso" e selecione imagens. Quase todas as imagens aparecem num contexto de esforço e de ascensão que remetem para a ideia de carreira, dinheiro e poder. Poucas imagens ilustram a ideia de sucesso na família, saúde ou desporto. 

Sucesso = Fama + Dinheiro + Reconhecimento

Se busca pelo tão cobiçado sucesso, inverta a fórmula.

Empenho +  Talento + Persistência + Paixão + Dedicação = Sucesso

Se observar a primeira fórmula, não consegue ver o que precede a palavra Sucesso. Vê apenas o resultado do sucesso ou a ideia de quem tem sucesso obtém instantaneamente fama, dinheiro e reconhecimento.

Na segunda fórmula, vê as ações que foram necessários para alcançar o Sucesso.

Lamento dizer-lhe, mas não há garantias que uma pessoa bem sucedida tenha como resultado uma grande conta bancária ou reconhecimento social.

O sucesso abrange áreas tão diversas como a carreira, a família, as finanças, a saúde ou os talentos pessoais e cada uma delas com diferentes possibilidades de se obter sucesso. 

Vamos a exemplos?

Na área da carreira, uma pessoa pode ter como objetivo alcançar um cargo hierárquico superior, obter um aumento no seu vencimento, trabalhar com pessoas de referência dentro da sua área ou pode ser apenas conseguir um emprego. Alcançado o objetivo, pode-se dizer que a pessoa obteve sucesso. 

Na vida familiar, o sucesso pode ser o aumento da família, a harmonia familiar ou ter tempo para estar com a família.

O sucesso também pode ser tornar-se uma melhor pessoa, resolver um problema financeiro, trabalhar e viajar ao mesmo tempo, descobrir a solução de um problema, curar-se de uma doença, desenvolver ou adquirir capacidades.

Parece que no final de contas, o sucesso, é ser capaz de chegar a algum lado. É o culminar de um objetivo pensado, planeado, executado e conseguido. O sucesso funciona como a confirmação do caminho que se percorreu. 

Qual é a sua definição de sucesso? 

Cristina Pinto