Nunca Escreva «Aluga-se Casa»

12-02-2021

Alguns proprietários escrevem nos seus anúncios: "Aluga-se casa". Todos sabem o que isto significa, mas a frase está errada.

Embora este erro tenha sido esclarecido nos cursos de escrita e na minha breve experiência como consultora imobiliária, foi com uma estudante de direto que aprendi que não se alugam casas. 

Quando a minha amiga de infância entrou para a faculdade, fazia questão de debitar a matéria recém-aprendida. Não o fazia por vaidade, mas como forma de assimilar as aprendizagens. Além das paredes do quarto forradas com matéria e mapas conceptuais, ensinava-me algumas coisas. E, muitas delas, nunca mais esqueci, apesar de não te seguido direito.

"Sabias que não se alugam bens imóveis? Só se alugam bens móveis. Os imóveis arrendam-se." Creio que foi mais ou menos assim que ela me ensinou. À explicação dela, não há muito mais a acrescentar porque disse quase tudo.

Conforme consta no artigo 1023.º do Código Civil: «A locação diz-se arrendamento quando versa sobre coisa imóvel, aluguer quando incide sobre coisa móvel.»

Os bens imóveis como casas, lojas, escritórios, terrenos e prédios podem ser arrendados, não alugados. 

Os bens móveis como veículos, máquinas, instrumentos musicais, mobiliário, equipamento geriátrico e roupas alugam-se. Não se arrendam em caso algum.

Se entrar no OLX ou Custo Justo tem a opção correta para arrendar imóveis, mas os proprietários escrevem o que querem nos títulos dos anúncios. Por isso, é normal  (mas errado) ler: «Alugo T1 no centro do Porto...» (com destaque e tudo)! E não se surpreenda se vir este erro num anúncio de uma imobiliária, porque existe. Não sei se por desconhecimento ou por estratégia. 

Agora já sabe, se quiser rentabilizar o seu imóvel sem o vender, arrende-o, mas não o alugue.

Até breve e bons negócios,

Cristina


A Susana é massagista e é uma excelente profissional. Normalmente atende as suas clientes a horas e não deixa faltar material para o seu trabalho, mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo acreditou que, por ser desorganizada, não conseguiria ter uma vida mais tranquila e sem os sobressaltos da desorganização. Quando percebeu que perdia mais...

Mais um ciclo que se fecha e damos hoje início a um novo ano. Para trás ficou um ano cheio de desafios, mas agora é o momento de recomeçar. Retenha as lições que aprendeu em 2020 e comece hoje a organizar o seu novo ano de 2021.