Nunca escreva «Aluga-se Casa»
Alguns proprietários escrevem nos seus anúncios: «Aluga-se casa». Todos sabem o que isto significa, mas a frase está errada.

Embora este erro tenha sido esclarecido nos cursos de escrita e na minha breve experiência como consultora imobiliária, foi com uma estudante de Direto que aprendi que não se alugam casas.
Quando a minha amiga de infância entrou para a faculdade, fazia questão de debitar a matéria aprendida. Não o fazia por vaidade, mas como forma de assimilar as aprendizagens. Além das paredes do quarto forradas com matéria e mapas conceptuais, ensinava-me algumas coisas. E, muitas delas, nunca mais esqueci, apesar de não te seguido Direito.
«Sabias que não se alugam bens imóveis? Só se alugam bens móveis. Os imóveis arrendam-se.» Creio que foi mais ou menos assim que ela me ensinou. À explicação dela, não há muito mais a acrescentar porque disse quase tudo.
Conforme consta no artigo 1023.º do Código Civil: «A locação diz-se arrendamento quando versa sobre coisa imóvel, aluguer quando incide sobre coisa móvel.»

Os bens imóveis como casas, lojas, escritórios, terrenos e prédios
podem ser arrendados, não alugados.

Os bens móveis como veículos, máquinas, instrumentos musicais, mobiliário, equipamento geriátrico e roupas alugam-se. Não se arrendam em caso algum.
Se entrar no OLX ou Custo Justo tem a opção correta para arrendar imóveis, mas os proprietários escrevem o que querem nos títulos dos anúncios. Por isso, é normal (mas errado) ler: «Alugo T1 no centro do Porto...» (com destaque e tudo)! E não se surpreenda se vir este erro num anúncio de uma imobiliária, porque existe. Não sei se por desconhecimento ou por estratégia.
Agora já sabe, se quiser rentabilizar o seu imóvel sem o
vender, arrende-o, mas não o alugue.
Até breve e bons negócios,
Cristina Pinto