Gentileza

21-02-2020

Todos os dias nos cruzamos com pessoas de diferentes estados de espírito, mas quando nos cruzamos com uma pessoa gentil, o nosso dia ganha outra cor.

Ser gentil vai além de um sorriso ou de uma frase simpática. A gentiliza vê-se nas ações, no olhar, na disponibilidade, na maneira como escreve, no tom de voz que usa.

Não confunda gentileza com um sorriso amarelo. As pessoas sentem quando somos genuinamente gentis ou quando fazemos um esforço para agradar.

Faça tudo com gentileza

Seja gentil quando conduz ou quando lhe dão passagem na passadeira. Sorria para o condutor stressado que não lhe deu a passagem, o próximo dará.

Use gentileza para pedir um favor ou para delegar uma tarefa. Se aceitar uma tarefa, faça-a com gentileza.

Contrate colaboradores com gentileza - gentis de preferência - e dispense colaboradores com muuuuita gentileza. Será lembrado como uma pessoa gentil.

Cobre com gentileza. É mais provável que lhe paguem o que lhe devem se pedir com gentileza, do que se usar a ameaça ou a agressividade (quem não quer pagar, não paga de maneira nenhuma)!

Use a gentileza para atender os seus clientes. Nem imagina o valor que esta característica tem nas vendas de uma empresa. Abdiquei de um bom desconto numa perfumaria devido à falta de gentileza e optei por comprar um produto noutra perfumaria (sem desconto), mas com muita gentileza. Como vê, a gentileza tem muito valor.

Argumente com gentileza em vez de se opor ferozmente a uma ideia. Verá um debate transformar-se numa conversa. Sem gentileza, os argumentos podem erguer muros e semear discórdias.

Resolva reclamações com gentileza. Não estou a dizer que é fácil, mas uma reclamação recebida com gentileza pode resultar em valor acrescentado para o seu trabalho. No final do ano passado, precisei de resolver um problema com um dos meus telefones (não era uma reclamação). O técnico que gentilmente me esclareceu em apenas 5 minutos (e sem me vender nada), ficou na minha lista para quando precisar de comprar algum produto naquela loja.

5 Razões para ser gentil

  1. Gentileza gera gentiliza. A sua ação positiva ou negativa funciona como um espelho. Se tratar bem uma pessoa, é bastante provável que esta a trate de igual modo. Quer ser tratado com gentiliza? Comece por ser gentil.
  2. Melhora o estado de espírito. Se se cruzar com pessoas gentis, sente-se bem, não é assim? A sua gentileza também pode melhorar o humor de outra pessoa.
  3. Fortalece as relações interpessoais. Com uma atitude gentil conseguirá criar laços e vínculos duradouros. Use a sua elegância, nobreza, respeito, cordialidade, educação, simpatia, generosidade, amabilidade, empatia, galanteio.
  4. Contribui para a felicidade coletiva. Quando oferece gentileza, ela virá até si como um boomerang. Amanhã não sabe onde vai encontrar a tal pessoa que não tratou com gentileza na estrada, no seu serviço ou numa fila de supermercado.
  5. A gentileza tem um dia especial. Se tem um dia especial, deve ser importante! O Dia Mundial da Gentileza é dia 13 de novembro, mas pode ser gentil todos os dias do ano.

Seja gentil sempre! Tem muito mais a ganhar.

Gentilmente me despeço. Até para a semana.

Cristina Pinto