Esqueça o perfecionismo

23-02-2022

Se adia constantemente a conclusão de um projeto porque receia não estar perfeito, nunca o vai terminar. Tenha brio naquilo que faz, mas não fique a "perfecionar" a sua obra eternamente. Qual é a pior coisa que pode acontecer se não estiver perfeito?

O medo de errar e o receio da crítica podem impedir que conclua uma tarefa perpetuamente. Corre o risco de errar? Sim. Talvez não esteja tão bom como gostaria, mas provavelmente nunca estará.

O perfecionismo é uma ilusão. Se quiser perfeito nunca estará pronto, mas feito nunca será perfeito.

Enquanto procrastina, porque é perfeccionista, não está a produzir nada. Está a matar tempo e cada segundo conta. Utilize o tempo a seu favor.

Como sair do círculo do perfecionismo?

  • Defina uma data para iniciar uma tarefa e cumpra. Uma data exata. Anote na sua agenda quando vai começar. Assim, será mais difícil de não cumprir.
  • Defina um prazo razoável para concluir. Se não marcar uma data, o fim da tarefa poderá ficar comprometido.
  • Foque-se na tarefa e tente manter o empenho enquanto a realiza. Depois de dar início, não se distraia com outras vontades. Se se lembrar que tem de fazer outra coisa, anote na agenda.
  • Não receie errar. É com o erro que aprendemos e com os nossos erros também podemos ensinar os outros.
  • A opinião dos outros é importante, mas nem sempre. Se teme a crítica, será sempre alvo de julgamento. Não vai agradar a todos.

5 Razões para não ser perfecionista

  1. Apresenta resultados: quem se atreve a concluir alguma coisa, mesmo não estado perfeito, arrisca-se a obter resultados.
  2. Ganha liberdade para agir: não fica preso à crítica e ao julgamento. Liberta-se de sentimentos de angústia, ansiedade, frustração e stress.  
  3. Aprendizagem: o fracasso faz parte do processo — fazer, errar, aprender, tentar de novo, melhorar.
  4. Subjetividade da perfeição: o perfecionismo é subjetivo. O que pode ser perfeito para si, pode não ser suficiente para outra pessoa.
  5. Perfeito ou excelente: Não confunda excelência com perfeição. A perfeição pode ser excelente, mas pode não chegar em tempo útil. A excelência satisfaz uma necessidade e supera a expetativa. 

E para concluir este texto imperfeito, partilho uma frase da minha avó: «Em estando feito, não passa de feito!»

Cristina Pinto
(Ex-perfecionista)