Escreve «À muito Tempo» ou «Há muito Tempo»?

13-11-2020

Já teve dúvidas em saber se escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»? Já viu escrito das duas maneiras e ficou ainda com mais dúvidas? Ou sabe como se escreve e quando tenta explicar duvidam si? 

Fique a perceber as diferenças e saiba quando pode usar «à», «há» ou «á». No final deste artigo, tem alguns exercícios para ficar sem dúvidas.

Algumas pessoas escrevem erradamente, mas convictas que o estão a fazer da forma correta. Outras, por lapso ou por desconhecimento, nem sabem que estão a errar. Entender porque se escreve «há muito tempo» e não «à muito tempo» é simples como a explicação breve que dou a seguir.

À

Contração da preposição a com o artigo definido ou pronome demonstrativo a. Utilizar sempre acento grave (`). Nunca utilizar o acento agudo (´).

Exemplos

  1. Vou às compras.
  2. A Joana foi à escola.
  3. Comprei os livros à Rita.
  4. Logo à tarde há reunião.
  5. Estou melhor desde que telefonei à médica.
  6. Entreguei as caixas àqueles senhores.


Forma do verbo haver na 3ª pessoa do presente do indicativo. Significa ter, possuir, existir. Leva sempre acento agudo (´). Ha e não existem. Ah! Esqueci-me do ah. Este ah é uma interjeição e serve para exprimir uma emoção, como admiração, por exemplo.

Exemplos

  1. muito tempo que vejo este erro escrito.
  2. dias assim.
  3. Trabalho aqui 3 anos.
  4. Falei com o João 15 dias.
  5. um clima de medo.
  6. Não sei quando vagas.
  7. Fui eu que liguei pouco.

Á

Não existe. A letra a nunca é acentuada com um acento agudo (´) quando aparece sozinha. Só se coloca acento agudo no a quando se acentua uma sílaba tónica.

Exemplos

  1. Água
  2. Dádiva
  3. Está
  4. Lilás 
  5. Notável

 Exercícios (há ou à)

  1. O Francisco nasceu ___ 15 dias.
  2. Gosto de ir ___ praia.
  3. Disse aquilo ___  Amélia.
  4. ___ muito tempo que não te via.
  5. Não ___ assentos no autocarro.
  6. Em pouco tempo escrevi o e-mail ___  Maria.
  7. Naquela loja ___ limões.
  8. O meu marido foi ___ Austrália ___ 2 anos.
  9. ___ tarde não posso ir.
  10. Não ___ amor como este. 


Agora que já sabe que quando a frase se refere a um determinado tempo que já decorreu, seja um segundo ou mil anos, escreva sempre «há muito tempo». 

Ficou com dúvidas?

Até breve,

Cristina


Se leva a procura de emprego a sério e quer obter resultados quando se candidata, evite estes 6 erros no envio de uma candidatura. Seja por falta de foco, desconhecimento, exibicionismo ou por distração, estes erros acontecem.

Ainda existe alguma confusão quando alguém se quer referir a uma sucessão de acontecimentos que se repetem vezes sem conta. Uns dizem «ciclo vicioso». Outros «círculo vicioso». Qual será a forma correta?