A dúvida
Acabei de falecer. O meu corpo ainda está quente. Ou talvez deva dizer morno? Não tardará, estará frio. Frio, rígido e azulado. Não sei se ficará azulado. Afinal, eu morri de quê?
Fique a perceber as diferenças e saiba quando pode usar «à», «há» ou «á». No final deste artigo, tem alguns exercícios para ficar sem dúvidas.
Algumas pessoas escrevem erradamente, mas convictas que o estão a fazer da forma correta. Outras, por lapso ou por desconhecimento, nem sabem que estão a errar. Entender porque se escreve «há muito tempo» e não «à muito tempo» é simples como a explicação breve que dou a seguir.
Contração da preposição a com o artigo definido ou pronome demonstrativo a. Utilizar sempre acento grave (`). Nunca utilizar o acento agudo (´).
Forma do verbo haver na 3ª pessoa do presente do indicativo. Significa ter, possuir, existir. Leva sempre acento agudo (´). Ha e hà não existem. Ah! Esqueci-me do ah. Este ah é uma interjeição e serve para exprimir uma emoção, como admiração, por exemplo.
Não existe. A letra a nunca é acentuada com um acento agudo (´) quando aparece sozinha. Só se coloca acento agudo no a quando se acentua uma sílaba tónica.
Agora que já sabe que quando a frase se refere a um determinado tempo que já decorreu, seja um segundo ou mil anos, escreva sempre «há muito tempo».
Ficou com dúvidas?
Até breve,
Cristina Pinto
Acabei de falecer. O meu corpo ainda está quente. Ou talvez deva dizer morno? Não tardará, estará frio. Frio, rígido e azulado. Não sei se ficará azulado. Afinal, eu morri de quê?
Camila já caminhava há algum tempo. Levava uma cesta pesada e ainda lhe faltava meio caminho. Sentia que talvez não conseguisse chegar ao destino com tanto peso.
Mais uma vez, a perspetiva.
Ou o ponto de vista
O ponto de partida
E o ponto de chegada
O ponto de encontro
O ponto de interrogação
E até o ponto de exclamação
Um ponto interessante
Um ponto em comum
O ponto de viragem
O ponto gatilho
Um ponto sem nó...