Fique a perceber as diferenças e saiba quando pode usar «à», «há» ou «á». No final deste artigo, tem alguns exercícios para ficar sem dúvidas.
Algumas pessoas escrevem erradamente, mas convictas que o estão a fazer da forma correta. Outras, por lapso ou por desconhecimento, nem sabem que estão a errar. Entender porque se escreve «há muito tempo» e não «à muito tempo» é simples como a explicação breve que dou a seguir.
À
Contração da preposição a com o artigo definido ou pronome demonstrativo a. Utilizar sempre acento grave (`). Nunca utilizar o acento agudo (´).
Exemplos
- Vou às compras.
- A Joana foi à escola.
- Comprei os livros à Rita.
- Logo à tarde há reunião.
- Estou melhor desde que telefonei à médica.
- Entreguei as caixas àqueles senhores.
Há
Forma do verbo haver na 3ª pessoa do presente do indicativo. Significa ter, possuir, existir. Leva sempre acento agudo (´). Ha e hà não existem. Ah! Esqueci-me do ah. Este ah é uma interjeição e serve para exprimir uma emoção, como admiração, por exemplo.
Exemplos
- Há muito tempo que vejo este erro escrito.
- Há dias assim.
- Trabalho aqui há 3 anos.
- Falei com o João há 15 dias.
- Há um clima de medo.
- Não sei quando há vagas.
- Fui eu que liguei há pouco.
Á
Não existe. A letra a nunca é acentuada com um acento agudo (´) quando aparece sozinha. Só se coloca acento agudo no a quando se acentua uma sílaba tónica.
Exemplos
- Água
- Dádiva
- Está
- Lilás
- Notável
Exercícios (há ou à)
- O Francisco nasceu ___ 15 dias.
- Gosto de ir ___ praia.
- Disse aquilo ___ Amélia.
- ___ muito tempo que não te via.
- Não ___ assentos no autocarro.
- Em pouco tempo escrevi o e-mail ___ Maria.
- Naquela loja ___ limões.
- O meu marido foi ___ Austrália ___ 2 anos.
- ___ tarde não posso ir.
- Não ___ amor como este.
Agora que já sabe que quando a frase se refere a um determinado tempo que já decorreu, seja um segundo ou mil anos, escreva sempre «há muito tempo».
Ficou com dúvidas?
Até breve,
Cristina Pinto