Escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»?

13-11-2020

Já teve dúvidas em saber se escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»? Já viu escrito das duas maneiras e ficou ainda com mais dúvidas? Ou sabe como se escreve e quando tenta explicar ainda duvidam si? 

Fique a perceber as diferenças e saiba quando pode usar «à», «há» ou «á». No final deste artigo, tem alguns exercícios para ficar sem dúvidas.

Algumas pessoas escrevem erradamente, mas convictas que o estão a fazer da forma correta. Outras, por lapso ou por desconhecimento, nem sabem que estão a errar. Entender porque se escreve «há muito tempo» e não «à muito tempo» é simples como a explicação breve que dou a seguir.

À

Contração da preposição a com o artigo definido ou pronome demonstrativo a. Utilizar sempre acento grave (`). Nunca utilizar o acento agudo (´).

Exemplos

  1. Vou às compras.
  2. A Joana foi à escola.
  3. Comprei os livros à Rita.
  4. Logo à tarde há reunião.
  5. Estou melhor desde que telefonei à médica.
  6. Entreguei as caixas àqueles senhores.


Forma do verbo haver na 3ª pessoa do presente do indicativo. Significa ter, possuir, existir. Leva sempre acento agudo (´). Ha e não existem. Ah! Esqueci-me do ah. Este ah é uma interjeição e serve para exprimir uma emoção, como admiração, por exemplo.

Exemplos

  1. muito tempo que vejo este erro escrito.
  2. dias assim.
  3. Trabalho aqui 3 anos.
  4. Falei com o João 15 dias.
  5. um clima de medo.
  6. Não sei quando vagas.
  7. Fui eu que liguei pouco.

Á

Não existe. A letra a nunca é acentuada com um acento agudo (´) quando aparece sozinha. Só se coloca acento agudo no a quando se acentua uma sílaba tónica.

Exemplos

  1. Água
  2. Dádiva
  3. Está
  4. Lilás 
  5. Notável

 Exercícios (há ou à)

  1. O Francisco nasceu ___ 15 dias.
  2. Gosto de ir ___ praia.
  3. Disse aquilo ___  Amélia.
  4. ___ muito tempo que não te via.
  5. Não ___ assentos no autocarro.
  6. Em pouco tempo escrevi o e-mail ___  Maria.
  7. Naquela loja ___ limões.
  8. O meu marido foi ___ Austrália ___ 2 anos.
  9. ___ tarde não posso ir.
  10. Não ___ amor como este. 


Agora que já sabe que quando a frase se refere a um determinado tempo que já decorreu, seja um segundo ou mil anos, escreva sempre «há muito tempo». 

Ficou com dúvidas?

Até breve,

Cristina Pinto


Acredito que já tenha lido estas duas palavras. E se tem dúvidas na utilização do hífen, uma breve e simples explicação para ficar sem essa dúvida.

Sem que ninguém esperasse, a semente de uma macieira vingou. Cresceu e tornou-se uma bela árvore. Ainda era jovem, mas já assumia uma beleza que se destacava das outras árvores. As suas folhas verdes e viçosas aumentavam a cada dia. Em pouco tempo, ela ocupava um espaço que não lhe estava destinado. As suas raízes eram fortes e o seu...

Adoro pão de Deus. Especialmente do coco, mesmo no centro do bolo. E se tiver húmido, melhor. Comprei um destes bolos com nome de pão e, como sempre, comecei por comer as bordas. Nem uma trinca na parte do coco. Como já disse, adoro coco, por isso, deixo-o para o fim. Quando finalmente cheguei ao centro do bolo, cheio...