É freelancer? Tenha um horário de trabalho!

19-07-2019

A ideia de não ter de cumprir um horário de trabalho porque é freelancer é uma grande mentira. Se pensa em trabalhar por conta própria, definir um horário é uma prioridade. Quer saber porquê?

Organização 

Se um dos motivos que o levam a querer trabalhar por sua conta é ficar livre de cumprir horários, esqueça já essa ideia! Uma das variantes para ter sucesso na sua atividade profissional é a organização, e sem um horário de trabalho, é difícil organizar-se.

Vida em equilíbrio

Acredito que tenha uma vida, uma família, que se dedique a atividades de lazer e que tenha alguns momentos para o ócio, ou que pelo menos os deseje. Sim, não fazer nada, absolutamente nada, também é bom. Embora eu tenha essa dificuldade, acredito que seja bom.

Hipotecar a maior parte do seu tempo ao trabalho é o mesmo que deixar de viver outras áreas da vida igualmente, ou mais, importantes.

Foco

Durante todo o tempo que estiver a trabalhar, conseguirá ter mais empenho, dedicação e energia para se dedicar à sua atividade profissional. Sabe que quando terminar a sua jornada diária, poderá dedicar-se a outras coisas que gosta ou precisa de fazer.

Respeito pelas suas horas de descanso

Não basta escolher um horário de trabalho compatível com a sua atividade profissional, é preciso informar o seu cliente quando está disponível para ele. Ou é daquelas pessoas que está sempre disponível? Eu não estou! Tenho um horário de atendimento que me esforço por cumprir para depois estar disponível para fazer o que me apetece. 

Não me considero rigorosa, mas pelo menos, não sinto remorsos quando não atendo uma chamada depois das seis ou quando não envio logo um orçamento pedido no fim do dia de sexta-feira. Tenho a certeza que na manhã seguinte, ou na próxima segunda-feira, estarei com maior poder de concentração para responder ao cliente.

Bom trabalho e bom descanso!

Cristina Pinto