Declarações trimestrais à Segurança Social

12-07-2019

Se é trabalhar independente ou empresário em nome individual, não se esqueça de entregar a declaração dos seus rendimentos à Segurança Social até ao final do mês de julho.

No mês de julho decorre a terceira declaração trimestral e cada trabalhador independente deve declarar os rendimentos auferidos entre os meses de abril e junho de 2019. Esta declaração é obrigatória, mesmo para quem não obteve rendimentos neste período.  

A declaração trimestral deve ser efetuada até ao último dia do mê de julho. O envio da declaração é efetuado eletronicamente no site da Segurança Social Direta

O valor mensal a pagar à Segurança Social é calculado depois de apurados os rendimentos do último trimestre.

Antes de entregar a declaração, some o rendimento de cada mês do último trimestre.
Antes de entregar a declaração, some o rendimento de cada mês do último trimestre.

Antes de entregar a declaração, some a totalidade dos rendimentos de cada mês referente ao trimestre. Terá de preencher estes campos mesmo que só tenha rendimentos num dos meses.

Saiba que se não apresentar a declaração trimestral, pode ser punido com uma coima de 50 € a 250 €

A próxima declaração trimestral será no próximo mês de outubro.

Se ainda tem dúvidas e pretende mais esclarecimentos pode contactar a linha do trabalhador independente através do número 300 51 31 31 ou consultar o Guia Prático.

Se a sua situação exige um especialista, a JPS Contabilidade & Serviços tem à sua disposição profissionais certificados que o podem ajudar.

No dia de hoje, faltam 19 dias para terminar o prazo de entrega da declaração de rendimentos do terceiro trimestre. Vai deixar para o último dia?

Cristina Pinto