Currículo e Carta de Apresentação: todas as dicas num único artigo

21-06-2019

Se está disponível para trabalhar ou quer mudar de emprego, redija o seu currículo e uma carta de apresentação. Neste artigo, reuni quatro conteúdos que o vão ajudar a saltar para a cadeira do entrevistado.

Se é um candidato à procura de trabalho, mesmo que temporário, precisa de redigir um currículo e uma carta de apresentação. Não entregue o seu currículo sem ler este artigo. São quatro assuntos num único e organizados por tópicos. 

  1. No artigo "12 regras para redigir um bom currículo" encontra dicas básicas para apresentar um documento bem estruturado e atual.
  2. Nem todos os currículos têm de ser redigidos da mesma forma e o percurso profissional de cada pessoa pode ser valorizado, dependendo da forma como é apresentado. Em "4 Tipos de Currículos: descubra qual a melhor opção para si" apresento o currículo cronológico, o currículo funcional ou temático, o currículo combinado ou misto e o vídeo currículo. Entenda a diferença entre cada um deles.

  3. Se existem regras para redigir um bom currículo, também existem regras para não colocar determinada informação. Neste terceiro artigo "13 elementos que não deve colocar no seu currículo" recomendo a observação atenta do seu cv e o que deve retirar antes de o enviar.  Lembre-se de guardar para a entrevista aquilo que não mencionou no currículo. Não vai ter desculpa para ficar em silêncio em frente ao recrutador.

  4. Agora que já poderá ter o seu currículo pronto, leia o artigo "Como escrever a carta de apresentação". Neste artigo, pode ainda pedir uma minuta gratuita de uma carta de apresentação para a personalizar e juntar ao seu currículo.

O seu grau de exigência, a forma como sintetiza as suas experiências e o cuidado que tem com as palavras, devem transmitir ao recrutador que é um bom candidato para entrevistar. 

São muitas as dicas que pode adaptar ao seu caso e não existem regras fechadas, mas existem regras básicas que deve seguir.

Quanto melhor estiver o seu currículo e carta de apresentação, melhor estará a sua confiança no momento da entrevista.

Cristina Pinto