Currículo biográfico: o que é e para que serve?

18-10-2019

O currículo biográfico é um registo de todas as suas experiências e vivências, mas que pode ter vários objetivos: encontrar um novo emprego, mudar de profissão ou escrever uma biografia profissional.

Este currículo é o esboço para redigir o currículo final e não será para enviar a ninguém. É um registo só seu, que depois irá servir para o objetivo que definiu. Ao contrário das "12 regras para redigir um bom currículo", em que deve selecionar o que vai escrever, neste, deve escrever tudo com a maior exatidão possível e por ordem cronológica.

Seja qual for o objetivo que tenha para escrever um currículo biográfico, este deve ser fiel ao seu percurso de vida. Só assim vai conseguir atingir o objetivo que planeou.  

1 Redigir um currículo para uma oferta de emprego

Se tem várias experiências profissionais e formações em áreas diferentes, registe tudo antes de redigir o currículo que vai enviar. Quando digo tudo, é mesmo tudo. Inclua também os empregos de curta duração, formações por terminar ou experiências que não se orgulha. 

Para se organizar, faça pequenas listas por ordem cronológica agrupadas por: formação académica, experiência profissional, formação profissional, formações internas, estágios, webinários, seminários, workshops, conferências, projetos, viagens, voluntariado, hobbies, participação em desportos, livros editados e tudo o que conseguir listar como experiência de vida. 

Detalhe cada experiência. Insira a data de início e de fim, entidades de trabalho e de formação, duração, nível e notas dos cursos. Consulte diplomas, certificados, recibos de vencimento e o que possa servir de suporte para esta tarefa.

Depois de concluído, recolha apenas a informação necessária para redigir o currículo final e enviar a sua candidatura.

Se hoje procura emprego numa determinada área, amanhã pode procurar noutra. O registo completo das suas experiências, podem ser válidas para uma oferta de trabalho diferente. Mantenha este currículo sempre atualizado para quando voltar a precisar dele. 

2 Encontrar uma nova carreira

Se o seu objetivo é uma mudança de carreira, este é muito semelhante ao mencionado acima, mas é mais focado nas suas competências. Analise cada experiência e as aprendizagens que adquiriu em cada uma delas. Registe as suas competências técnicas, as que pode comprovar por meio de um certificado e as que não pode. Lembre-se que existem aprendizagens que podem ser informais e que não tem forma de comprovar que as tem, mas adquiriu essa capacidade.

Pode ainda utilizar, como complemento, uma ferramenta muito útil para o ajudar na mudança de carreira, a análise SWOT pessoal. Esta análise consiste em detetar os seus pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e ameaças externas para encontrar soluções que respondam ao seu objetivo e definir uma nova carreira profissional.

3 Escrever uma biografia profissional

Se o objetivo é escrever sobre o seu percurso profissional, este currículo pode servir de suporte como auxílio de memória. Deve selecionar as experiências que considera relevantes e fazer uma síntese do seu percurso. Uma breve biografia profissional é um texto curto que revela as suas melhores competências enquanto profissional. Se está a pensar em arregaçar as mangas, leia o artigo biografia de apresentação profissional: como escrever a sua.

Bom trabalho!

Cristina Pinto