Conciliar o Teletrabalho com o Estudo em Casa

24-04-2020

Se teve de se adaptar ao teletrabalho e, pouco tempo depois, estar disponível para ajudar os filhos no «regresso» às aulas, talvez precise de se organizar. 

É necessário ajustar horários, escolher uma zona de trabalho e gerir uma eventual partilhar dos equipamentos disponíveis. 

Se sente dificuldade em se adaptar a esta nova forma de viver e de trabalhar, imagine os seus filhos. Perderam o contacto direto com a rede escolar e passaram a ter de gerir muita informação. Já não são só ouvintes e executantes de tarefas, têm de assimilar muita informação e aprender a gerir o tempo de forma diferente. Precisam da sua ajuda e o leitor precisa de estar disponível para o seu trabalho.  

Para que cada um consiga executar, com sucesso, os seus compromissos, a organização é fundamental.

Crie Regras

Quando há horários a cumprir, há regras a seguir. Defina um horário para os seus filhos iniciarem o dia, tempo para estudar ou para se divertirem. Organize um local para o estudo, certificando-se que têm todos os materiais disponíveis antes de começarem. Se tiver de estar em reunião avise-os antes e combine um sinal para as emergências.   

Agende os horários

Registe na agenda os horários das aulas e das emissões televisivas do estudo em casa. Pode utilizar a agenda digital e receber alertas antes do início de cada aula. Partilhe a agenda com eles e/ou com quem poderá ter a responsabilidade de ajudar e apoiar o estudo. 

Peça ajuda

Poderá querer ser o responsável, mas se for possível, divida a responsabilidade com o pai ou a mãe. Não tem de fazer tudo sozinho. 

Em alguns casos os filhos mais velhos podem ajudar os mais novos. De acordo com a idade, poderão ensinar, ajudar na pesquisa de informação ou gerir os horários na emissão do estudo em casa.

Seja um professor

Mesmo em teletrabalho poderá estar a cumprir um horário, mas é importante parar e disponibilizar um tempo para estar com eles. Fazer atividades com eles. Abra o livro, pinte um pouco, escreva, pegue na tesoura, faça o que conseguir, mas ajude-os.

O site da EMEL Pela Cidade Fora, com o objetivo de educar para a mobilidade, tem várias atividades de leitura, pintura e jogos para fazer em casa.

Este tempo passará e as dificuldades podem ser ultrapassadas se pensar num dia de cada vez.

Cristina Pinto  


Já teve dúvidas em saber se escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»? Já viu escrito das duas maneiras e ficou ainda com mais dúvidas? Ou sabe como se escreve e quando tenta explicar duvidam si?

Já sabe o que é a procrastinação, já sabe o quanto isso prejudica o seu desempenho pessoal e profissional, já sabe que tem que fazer alguma coisa, mas continua a ser um procrastinador?

A taxa de desemprego aumentou no segundo trimestre e o mercado não terá capacidade de acolher tantas pessoas disponíveis para trabalhar nos próximos meses. A procura de uma solução poderá passar por criar o seu posto de trabalho a partir de casa.