A dúvida
Acabei de falecer. O meu corpo ainda está quente. Ou talvez deva dizer morno? Não tardará, estará frio. Frio, rígido e azulado. Não sei se ficará azulado. Afinal, eu morri de quê?
Todas as pessoas têm algum tipo de competências ou de talentos, mas nem todas são consideradas competências técnicas, distinguindo-se das comportamentais.
Parece simples, mas não é. Apesar de poder agrupar as suas competências em comportamentais ou técnicas, existem algumas que podem ser incluídas nas duas definições. E, é isso que leva a algumas confusões, mas já lá vamos.
Uma competência é uma capacidade, uma aptidão, uma habilidade, ou seja, o saber-fazer.
As competências comportamentais, as soft skills, dizem respeito ao modo como se comporta e estão na assinatura da sua personalidade. São as suas atitudes e podem ser desenvolvidas, mas são difíceis de avaliar. Se o leitor for uma pessoa criativa, assertiva, com capacidade de comunicação e inteligência emocional, pode considerar essas características como as suas competências comportamentais.
As competências técnicas, as hard skills, podem ser adquiridas através da aprendizagem e do treino. É o conhecimento que pode ser transmitido e transferível para outro indivíduo. Para executar uma tarefa, com habilidade, é necessária uma aprendizagem (formal ou informal) através de cursos, formações, workshops, seminários e treino das competências adquiridas.
Imagine um chefe de cozinha, com competências em cozinha internacional, cozinha gourmet, mas com um défice de skills em organização, comunicação e trabalho em equipa. A sua capacidade técnica pode ser posta em causa se não comunicar de forma assertiva com a equipa e não conseguir gerir os recursos que tem disponíveis, pela sua falta de organização.
Existem características que podem ser consideradas soft skills, mas que também podem ser enquadradas nas hard skills.
Eu sou organizada (muito organizada), mas posso fazer um workshop na área da organização e aprender técnicas para me organizar ainda melhor. Nesse caso, eu poderia colocar a organização como uma competência comportamental e a formação em "gestão de tempo", por exemplo, na competência técnica.
Uma pessoa que não tem a capacidade de liderança desenvolvida, poderá realizar uma formação nessa área e considerá-la uma hard skill, porque aprendeu técnicas de liderança. É claro que a personalidade de cada pessoa pode potenciar os conhecimentos adquiridos.
Não se esqueça que podemos sempre desenvolver competências comportamentais e aprender competências técnicas.
Se ainda tem dificuldade em identificar as suas competências, então, está na hora de fazer a sua análise SWOT Pessoal.
Depois de conseguir identificar os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, será mais fácil saber quais as competências que precisa de desenvolver e quais as que pode colocar com segurança no seu currículo.
Até breve,
Cristina Pinto
Acabei de falecer. O meu corpo ainda está quente. Ou talvez deva dizer morno? Não tardará, estará frio. Frio, rígido e azulado. Não sei se ficará azulado. Afinal, eu morri de quê?
Camila já caminhava há algum tempo. Levava uma cesta pesada e ainda lhe faltava meio caminho. Sentia que talvez não conseguisse chegar ao destino com tanto peso.
Mais uma vez, a perspetiva.
Ou o ponto de vista
O ponto de partida
E o ponto de chegada
O ponto de encontro
O ponto de interrogação
E até o ponto de exclamação
Um ponto interessante
Um ponto em comum
O ponto de viragem
O ponto gatilho
Um ponto sem nó...