As competências técnicas, as hard skills, podem ser adquiridas através da aprendizagem e do treino. É o conhecimento que pode ser transmitido e transferível para outro indivíduo. Para executar uma tarefa, com habilidade, é necessária uma aprendizagem (formal ou informal) através de cursos, formações, workshops, seminários e treino das competências adquiridas.
Exemplos de hard skills:
- Alemão
- Cake Design
- Coaching
- Contabilidade
- Excel
- Francês
- Gestão de equipas
- Inglês
- Marketing digital
- Matemática
- Mecânica
- Office
- Piano
- Tradução
A necessidade de aliar competências
Imagine um chefe de cozinha, com competências em cozinha internacional, cozinha gourmet, mas com um défice de skills em organização, comunicação e trabalho em equipa. A sua capacidade técnica pode ser posta em causa se não comunicar de forma assertiva com a equipa e não conseguir gerir os recursos que tem disponíveis, pela sua falta de organização.
É uma competência comportamental ou técnica?
Existem características que podem ser consideradas soft skills, mas que também podem ser enquadradas nas hard skills.
Eu sou organizada (muito organizada), mas posso fazer um workshop na área da organização e aprender técnicas para me organizar ainda melhor. Nesse caso, eu poderia colocar a organização como uma competência comportamental e a formação em "gestão de tempo", por exemplo, na competência técnica.
Uma pessoa que não tem a capacidade de liderança desenvolvida, poderá realizar uma formação nessa área e considerá-la uma hard skill, porque aprendeu técnicas de liderança. É claro que a personalidade de cada pessoa pode potenciar os conhecimentos adquiridos.
Não se esqueça que podemos sempre desenvolver competências comportamentais e aprender competências técnicas.
Se ainda tem dificuldade em identificar as suas competências, então, está na hora de fazer a sua análise SWOT Pessoal.
Depois de conseguir identificar os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, será mais fácil saber quais as competências que precisa de desenvolver e quais as que pode colocar com segurança no seu currículo.
Até breve,
Cristina Pinto