Ervilhas
Uma colher de sopa de ervilhas. Lembro-me de outras palavras que interrompem a minha concentração. Distraio-me e coloco mais uma colher de sopa de ervilhas.
O mais engraçado é que ouvi dizer que a função da vírgula seria para respirar. Bem, mas se assim fosse, apenas colocaria uma vírgula quando estivesse cansada! Além disso, não temos todos o mesmo ritmo de leitura. Eu sou uma leitora que gosta de saborear as palavras e as ideias, mas haverá que prefira uma leitura mais acelerada. Precisa de respirar? Escreva frases curtas e use um ponto final.
Às vezes a vírgula fica bem aqui, outras vezes, acolá, mas há regras que ditam a obrigatoriedade de a colocar em determinado sítio, independentemente da sua opinião.
Colocamos sempre uma vírgula antes de mas.
Porém fica entre vírgulas. Se tiver leitura de mas, põe-se só uma vírgula.
Todavia, contudo, no entanto e entretanto fica entre vírgulas.
Quando poderia retirar uma ou várias palavras da frase, que estão entre vírgulas, e esta mantém o mesmo sentido:
Fica entre vírgulas a explicação adicional.
Como reparou, algumas das regras na utilização da vírgula são usadas em frases curtas. A vírgula ajuda na clareza da mensagem e a uma leitura mais fluída. Coloque em prática estas regras e simplifique a sua mensagem. Na dúvida, não coloque uma vírgula. Para não ter muitas dúvidas, escreva frases curtas e simples.
Até breve,
Cristina Pinto
Uma colher de sopa de ervilhas. Lembro-me de outras palavras que interrompem a minha concentração. Distraio-me e coloco mais uma colher de sopa de ervilhas.
Sem que ninguém esperasse, a semente de uma macieira vingou. Cresceu e tornou-se uma bela árvore. Ainda era jovem, mas já assumia uma beleza que se destacava das outras árvores. As suas folhas verdes e viçosas aumentavam a cada dia. Em pouco tempo, ela ocupava um espaço que não lhe estava destinado. As suas raízes eram fortes e o seu...