Como Sair do Vício da Procrastinação
Já sabe o que é a procrastinação, já sabe o quanto isso prejudica o seu desempenho pessoal e profissional, já sabe que tem que fazer alguma coisa, mas continua a ser um procrastinador?

A procrastinação é uma das grandes causas da falta de produtividade no trabalho. Quem procrastina usa frases como: «Depois eu faço.», «Amanhã logo se vê.», «Para a semana eu resolvo.» Estas frases são uma desculpa para evitar a ação. Reflita sobre as suas ações, analise os resultados que obteve e veja o que pode mudar. Procrastinar significa adiar, mas adiar não significa procrastinar, necessariamente.

O entusiasmo de um novo projeto, levou-me a deixar de lado outras áreas da minha vida. Talvez o excessivo foco em conseguir os resultados dentro do prazo que estabeleci, levaram-me a adiar compromissos que me tinha comprometido. Procrastinar, eu? Uma pessoa tão organizada? Sim… uma pessoa organizada também pode procrastinar.
Do e-book "Teorias de Organização", escolhi as melhores ideias que podem ajudar qualquer procrastinador a encontrar o caminho da ação e do cumprimento de objetivos. A maioria são dicas muito simples, que quase todos conhecem, mas que muitos não colocam em prática.
Vamos colocar em prática estas 18 teorias e vencer a procrastinação? Ou vai procrastinar para ler este artigo e continuar a procrastinar?
1 - Use uma agenda
Tome nota de todos os compromissos
numa agenda. Inclua assuntos pessoais e
profissionais, agendamentos com hora
marcada e tarefas. Anotar na agenda é,
em primeiro lugar, assumir um
compromisso consigo. Honre-o!
2 - Organize por categorias

Organize por categorias: livros, documentos, revistas, faturas, dossiers,
fotografias, etc. Mude de categoria quando tiver concluído a anterior.
3 - Faça listas
Use listas para quase tudo: coisas para fazer, estudar, organizar,
aniversários, objetivos e menus. As listas ajudam a libertar a mente
de preocupações e a cumprir tarefas.
4 - Atenda-se primeiro

O leitor tem prioridade! Não
passe à frente a
necessidade dos outros
antes de se atender a si
primeiro. Se não pode,
diga «não», para dizer que
sim noutro momento mais
oportuno. Deste modo,
não vai colocar em risco os
seus compromissos.
5 - Crie as suas regras
A organização tem de ser adaptada às suas necessidades. Use a
criatividade e experimente o que funciona consigo. Os métodos
de organização não são universais, mas podem ser adaptadas a
cada estilo de vida.
6 - Não se comprometa
Se não tem a certeza que pode cumprir, não se comprometa. Seja
realista com o tempo que tem disponível e com as suas
capacidades de resposta. Mais vale dizer que não, do que falhar
depois.
7 - Divida o todo em partes

Uma grande tarefa não tem de ser feita do princípio até ao fim sem
interrupções. Divida-a em partes para facilitar a sua execução e foque-se
apenas numa parte de cada vez. Pouco a pouco, estará mais perto de ter a
grande tarefa concluída.
8 - Delegue
Não conseguir fazer tudo é
normal. Delegue tarefas a
quem tenha competência
para fazer tão bem ou
melhor do que você faria.
Foque-se nas tarefas que
dependem de si e trabalhe
com mais eficiência. Os
grandes gestores não fazem
tudo sozinhos.
9 - Defina objetivos a curto, médio e longo prazo
Pode, desde já, planear a execução dos seus objetivos num período de tempo alargado. Este planeamento permite que se foque no imediato ao mesmo tempo que tem asseguradas estratégias de médio e longo prazo.
10 - Comece

Quando o maior desafio é começar, então, está na hora de se desafiar.
Só tem de começar a tarefa e estará mais perto de a ver concluída!
11 - Termine as tarefas
Antes de começar a fazer outra coisa,
termine o que começou anteriormente. A
sensação de dever cumprido é muito
motivante.
12 - Esqueça o perfecionismo

O perfeccionismo é uma ilusão. Se quiser perfeito
nunca estará pronto, mas feito nunca será perfeito.
13 - Identifique os ladrões do tempo
Quando faz uma pausa no
seu dia de trabalho, o que é
que faz? Espreita as redes
sociais, vai consultar o e-mail, fica horas ao telefone
ou perde-se nos seus
pensamentos? Depois de
identificar os "ladrões do
tempo", defina em que
momento do dia vai
interromper a sua atividade
para descomprimir. Não
permita que pequenas
distrações interrompam a
sua rotina e os seus
compromissos. É mais fácil
do que pensa.
14 - Faça por apenas 5 minutos

Uma tarefa,
aparentemente
difícil, pode ser
vencida facilmente
se lhe dedicar
apenas cinco
minutos. Quando se
der conta, poderá
estar concluída.
15 - Guarde a melhor para o fim
Assim que concluir a pior
tarefa do dia, terá mais
energia para realizar as mais
fáceis e agradáveis.
16 - Planeie o seu trabalho
Defina metas realistas e use
a agenda como auxiliador
de memória e planificador
de trabalho. Decida ainda
quando vai iniciar e quando
prevê terminar.
17 - O prioritário tem prioridade

Muitas vezes, o problema
está em saber qual tarefa
começar primeiro. Dê
prioridade às tarefas
prioritárias que são aquelas
que têm um prazo para ser
cumprido e, se não forem
executadas a tempo, deixam
de se poder fazer.
18 - Agende o que é importante
Agende o que é importante, mas não urgente. Se for executado
dentro do tempo planeado, provavelmente, nunca se tornará
urgente.
Se ainda não tem o e-book "Teorias de Organização" com 52 teorias, peça aqui e receba gratuitamente no seu endereço de e-mail. Vai encontrar mais ideias para não procrastinar e aprender a organizar a sua vida.
A minha teoria preferida é a 14 (no e-book é a 35). Qual é a sua?
Até breve,
Cristina