Como Sair do Vício da Procrastinação

30-10-2020

Já sabe o que é a procrastinação, já sabe o quanto isso prejudica o seu desempenho pessoal e profissional, já sabe que tem que fazer alguma coisa, mas continua a ser um procrastinador?

A procrastinação é uma das grandes causas da falta de produtividade no trabalho. Quem procrastina usa frases como: «Depois eu faço.», «Amanhã logo se vê.», «Para a semana eu resolvo.» Estas frases são uma desculpa para evitar a ação. Reflita sobre as suas ações, analise os resultados que obteve e veja o que pode mudar. Procrastinar significa adiar, mas adiar não significa procrastinar, necessariamente. 

O entusiasmo de um novo projeto, levou-me a deixar de lado outras áreas da minha vida. Talvez o excessivo foco em conseguir os resultados dentro do prazo que estabeleci, levaram-me a adiar compromissos que me tinha comprometido. Procrastinar, eu? Uma pessoa tão organizada? Sim… uma pessoa organizada também pode procrastinar. 

Do e-book "Teorias de Organização", escolhi as melhores ideias que podem ajudar qualquer procrastinador a encontrar o caminho da ação e do cumprimento de objetivos. A maioria são dicas muito simples, que quase todos conhecem, mas que muitos não colocam em prática.

Vamos colocar em prática estas 18 teorias e vencer a procrastinação? Ou vai procrastinar para ler este artigo e continuar a procrastinar?

1 - Use uma agenda

Tome nota de todos os compromissos numa agenda. Inclua assuntos pessoais e profissionais, agendamentos com hora marcada e tarefas. Anotar na agenda é, em primeiro lugar, assumir um compromisso consigo. Honre-o!

2 - Organize por categorias

Organize por categorias: livros, documentos, revistas, faturas, dossiers, fotografias, etc. Mude de categoria quando tiver concluído a anterior. 

3 - Faça listas

Use listas para quase tudo: coisas para fazer, estudar, organizar, aniversários, objetivos e menus. As listas ajudam a libertar a mente de preocupações e a cumprir tarefas. 

4 - Atenda-se primeiro

O leitor tem prioridade! Não passe à frente a necessidade dos outros antes de se atender a si primeiro. Se não pode, diga «não», para dizer que sim noutro momento mais oportuno. Deste modo, não vai colocar em risco os seus compromissos. 

5 - Crie as suas regras

A organização tem de ser adaptada às suas necessidades. Use a criatividade e experimente o que funciona consigo. Os métodos de organização não são universais, mas podem ser adaptadas a cada estilo de vida. 

6 - Não se comprometa

Se não tem a certeza que pode cumprir, não se comprometa. Seja realista com o tempo que tem disponível e com as suas capacidades de resposta. Mais vale dizer que não, do que falhar depois. 

7 - Divida o todo em partes

Uma grande tarefa não tem de ser feita do princípio até ao fim sem interrupções. Divida-a em partes para facilitar a sua execução e foque-se apenas numa parte de cada vez. Pouco a pouco, estará mais perto de ter a grande tarefa concluída.

8 - Delegue

Não conseguir fazer tudo é normal. Delegue tarefas a quem tenha competência para fazer tão bem ou melhor do que você faria. Foque-se nas tarefas que dependem de si e trabalhe com mais eficiência. Os grandes gestores não fazem tudo sozinhos.

9 - Defina objetivos a curto, médio e longo prazo

Pode, desde já, planear a execução dos seus objetivos num período de tempo alargado. Este planeamento permite que se foque no imediato ao mesmo tempo que tem asseguradas estratégias de médio e longo prazo.

10 - Comece

Quando o maior desafio é começar, então, está na hora de se desafiar. Só tem de começar a tarefa e estará mais perto de a ver concluída!  

11 - Termine as tarefas

Antes de começar a fazer outra coisa, termine o que começou anteriormente. A sensação de dever cumprido é muito motivante. 

12 - Esqueça o perfecionismo

O perfeccionismo é uma ilusão. Se quiser perfeito nunca estará pronto, mas feito nunca será perfeito. 

13 - Identifique os ladrões do tempo

Quando faz uma pausa no seu dia de trabalho, o que é que faz? Espreita as redes sociais, vai consultar o e-mail, fica horas ao telefone ou perde-se nos seus pensamentos? Depois de identificar os "ladrões do tempo", defina em que momento do dia vai interromper a sua atividade para descomprimir. Não permita que pequenas distrações interrompam a sua rotina e os seus compromissos. É mais fácil do que pensa.

14 - Faça por apenas 5 minutos

Uma tarefa, aparentemente difícil, pode ser vencida facilmente se lhe dedicar apenas cinco minutos. Quando se der conta, poderá estar concluída. 

15 - Guarde a melhor para o fim

Assim que concluir a pior tarefa do dia, terá mais energia para realizar as mais fáceis e agradáveis. 

16 - Planeie o seu trabalho

Defina metas realistas e use a agenda como auxiliador de memória e planificador de trabalho. Decida ainda quando vai iniciar e quando prevê terminar. 

17 - O prioritário tem prioridade

Muitas vezes, o problema está em saber qual tarefa começar primeiro. Dê prioridade às tarefas prioritárias que são aquelas que têm um prazo para ser cumprido e, se não forem executadas a tempo, deixam de se poder fazer. 

18 - Agende o que é importante

Agende o que é importante, mas não urgente. Se for executado dentro do tempo planeado, provavelmente, nunca se tornará urgente. 



Se ainda não tem o e-book "Teorias de Organização" com 52 teorias, peça aqui e receba gratuitamente no seu endereço de e-mail. Vai encontrar mais ideias para não procrastinar e aprender a organizar a sua vida.

A minha teoria preferida é a 14 (no e-book é a 35). Qual é a sua?

Até breve,

Cristina

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