Como entregar a declaração trimestral à Segurança Social

11-10-2019

Se é trabalhador independente, saiba que termina no final do mês de outubro a entrega da declaração trimestral dos seus rendimentos, mesmo que não tenha tido rendimentos nos últimos três meses.

Para quem vai entregar pela primeira vez, ou ainda não se habituou a fazê-lo, deixo aqui o passo a passo. Demora cerca de 5 minutos, mas antes de aceder à Segurança Social Direta, para entregar a sua declaração, não se esqueça de calcular os valores auferidos nos últimos três meses

#1

Se obteve rendimentos no último trimestre, vá primeiro ao portal das finanças para consultar os recibos emitidos em cada mês. Agora sim, aceda à sua área pessoal da Segurança Social Direta. 

#2 

Escolha a opção "Registar declaração" que surge logo abaixo dos destaques no lado esquerdo. Se não aparecer, escreva no motor de busca: "Registar declaração".

Registar declaração
Registar declaração

3# 

Escolha a primeira opção "Registar declaração trimestral".

Registar declaração trimestral
Registar declaração trimestral

#4

Se obteve rendimentos no último trimestre, escolha a opção "Sim", se não teve rendimentos, escolha a opção "Não".

Em seguida selecione "Próximo passo" no retângulo verde, no canto inferior direito.


Tem rendimentos a declarar?
Tem rendimentos a declarar?

#5

Escolha opção a que respeitam os rendimentos obtidos como prestação de serviços, vendas, etc.

Rendimentos obtidos
Rendimentos obtidos

#6

Preencha o valor de cada campo referente ao mês correspondente. Em seguida, selecione "Próximo passo" no retângulo verde no canto inferior direito. Se obteve rendimentos no estrangeiro, deve preencher no campo correspondente e não somar ao valor mensal. 

Verifique se o total de rendimentos do trimestre está de acordo com o total de rendimentos que aparece automaticamente no Portal das Finanças. 

#7

Se obteve rendimentos relativos a subsídios, mais valias e/ou propriedade intelectual ou industrial, deverá escolha uma das duas opções. Estes rendimentos não são considerados para o apuramento do rendimento relevante. Em seguida, vá para o "Próximo passo".

Rendimentos relativos a subsídios, mais valias e/ou propriedade intelectual ou industrial
Rendimentos relativos a subsídios, mais valias e/ou propriedade intelectual ou industrial

#8

No final aparecerá o valor de contribuição mensal previsto. Pode ainda consultar os detalhes do cálculo efetuado, assim como outras informações. Para concluir a entrega, clique em "Entregar declaração" no canto inferior direito.

Valor de contribuição mensal previsto
Valor de contribuição mensal previsto

#9 

Esta é a mensagem que deverá visualizar depois de entregar a sua declaração trimestral "Declaração entregue com sucesso".

Declaração entregue com sucesso
Declaração entregue com sucesso

Se seguir os passos todos, consegue entregar a sua declaração sem dificuldade. Recordo que a próxima vez que precisará de entregar uma nova declaração será no mês de janeiro referente aos rendimentos auferidos entre outubro e dezembro.  

Se tiver dúvidas e precisar de mais esclarecimentos poderá entrar em contacto com o número da Segurança Social Direta: 300 502 502 ou pedir ajuda a um profissional.

Cristina Pinto

(Artigo atualizado em 20/04/2020.)