Como dizer um "não positivo"

22-06-2018

Dizer não, nem sempre, é fácil. Seja para agradar aos outros, para serem aceites no grupo ou por terem medo dos outros, muitas pessoas dizem "sim", quando na realidade querem dizer "não". Se por um lado estas pessoas são vistas como boazinhas e fáceis de se conseguir quase tudo, por outro podem ter sentimentos muito angustiantes e stressantes quando não há coragem para dizer que não.

Esta palavra pode ter um peso enorme na vida das pessoas, seja no ambiente de trabalho, na vida familiar ou social. Mas como dizer ao seu chefe que não tem disponibilidade para fazer horas extras naquele dia sem ter medo de represálias? Como recusar um jantar com amigos quando decidiu descansar nesse dia e sobreviver à pressão? Como não aceitar mais trabalho quando se está com a agenda cheia e sem receio de perder um cliente? É muito simples, com assertividade. 

Se normalmente responde a estes pedidos de modo afirmativo quando preferia responder o contrário, saiba que está a ser submisso. Quando assume um papel contra a sua vontade vai contra si próprio e coloca-se em segundo plano. Sentimentos de frustração, arrependimento, tristeza e até de raiva podem ocorrer depois de ter dito sim quando queria ter dito um não bem redondo.

Mas como ser assertivo nestes momentos? Para responder de modo assertivo só tem dizer o que sente com firmeza e educação e explicar as suas razões. Não há necessidade de se justificar exaustivamente, basta que diga de forma clara os seus motivos. Para tornar este "não" menos doloroso para si e para o outro dê alternativas. Sugira outra data que tenha disponibilidade ou outra pessoa que possa fazer o que a pessoa lhe pediu. Se a pessoa não entender, isso será problema dela e não seu. Recorde o número de "nãos" que já ouviu na vida. Como lhe responderam e como se sentiu? 

Ser assertivo requer treino, confiança e autoconhecimento. Só você sabe se está preparado para aceitar um desafio. Escute o seu corpo, o que ele lhe diz? Esteja atento às suas emoções, sentem-se bem ou tem dúvidas? Não pense nos outros pense em si. Como se sente quando aceite um convite à primeira sem pestanejar? 

Quando diz "não" impõe os seus limites, define as suas regras e respeita a sua vontade. Dizer não de um modo positivo pode ser libertador. Fique disponível para os sins que a vida tem para lhe oferecer, ou seja, para os seus sins.

Cristina Pinto