A dúvida
Acabei de falecer. O meu corpo ainda está quente. Ou talvez deva dizer morno? Não tardará, estará frio. Frio, rígido e azulado. Não sei se ficará azulado. Afinal, eu morri de quê?
As duas expressões são usadas, mas apenas uma está correta quando se pretende dizer que existe uma sucessão ininterrupta de acontecimentos que se repetem e não evoluem porque encontram sempre o mesmo obstáculo.
A definição de ciclo refere-se a uma sucessão de fenómenos que se repetem numa determinada ordem. Por exemplo, as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), o ciclo da água (precipitação, evaporação, condensação); desenvolvimento de um ser vivo (nasce, desenvolve-se, reproduz-se e morre).
Estes movimentos são infinitos e denominam-se de ciclo. Não se podem saltar etapas e cada acontecimento gera outro acontecimento sempre pela mesma ordem. Não é possível que o verão anteceda a primavera, nem que um ser vivo se possa reproduzir antes de nascer.
O círculo refere-se a uma sucessão de acontecimentos repetidos em que um acontecimento X gera outro acontecimento Y e, por sua vez, este gera outro acontecimento X. Cada acontecimento alimenta o outro, e assim é sucessivamente até se quebrar o círculo (ou não). É a chamada «pescadinha de rabo na boca» e são considerados eventos negativos. Podem ocorrem em várias áreas da vida (pessoal, financeira, amorosa).
Numa perspetiva positiva, o círculo virtuoso encontra facilitadores ou estímulos para que os eventos se repitam de forma positiva. Se um aluno estudar e tiver boas notas, poderá sentir-se motivado para continuar a estudar. E se estudar, é provável que tire boas notas.
Quer no círculo vicioso quer no círculo virtuoso, — que na minha opinião poderia ser um oito vicioso ou virtuoso, já que o ponto de chegada seria o mesmo do ponto de partida — há uma cadeia de acontecimentos que alimentam outros (positiva ou negativamente), se a cadeia não se romper. Não importa, por isso, o caminho que se percorra, em círculo ou em oito. Do mesmo modo que a violência gera violência, a gentileza gera gentiliza.
A grande diferença entre o ciclo e o círculo está na possibilidade de finitude do círculo. Embora, o ciclo possa terminar, renova-se para dar início a outro ciclo.
Até breve,
Cristina
(Artigo atualizado em 27/02/2223)
Acabei de falecer. O meu corpo ainda está quente. Ou talvez deva dizer morno? Não tardará, estará frio. Frio, rígido e azulado. Não sei se ficará azulado. Afinal, eu morri de quê?
Camila já caminhava há algum tempo. Levava uma cesta pesada e ainda lhe faltava meio caminho. Sentia que talvez não conseguisse chegar ao destino com tanto peso.
Mais uma vez, a perspetiva.
Ou o ponto de vista
O ponto de partida
E o ponto de chegada
O ponto de encontro
O ponto de interrogação
E até o ponto de exclamação
Um ponto interessante
Um ponto em comum
O ponto de viragem
O ponto gatilho
Um ponto sem nó...