Ciclo vicioso ou círculo vicioso?

06-01-2022

Ainda existe alguma confusão quando alguém se quer referir a uma sucessão de acontecimentos que se repetem vezes sem conta. Uns dizem «ciclo vicioso». Outros «círculo vicioso». Qual será a forma correta?

As duas expressões são usadas, mas apenas uma está correta quando se pretende dizer que existe uma sucessão interrupta de acontecimentos que se repetem e não evoluem porque encontram sempre o mesmo obstáculo.

Ciclo

A definição de ciclo refere-se a uma sucessão de fenómenos que se repetem numa determinada ordem. Por exemplo, as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), o ciclo da água (precipitação, evaporação, condensação); desenvolvimento de um ser vivo (nasce, desenvolve-se, reproduz-se e morre).

Estes movimentos são infinitos e denominam-se de ciclo. Não se podem saltar etapas e cada acontecimento gera outro acontecimento sempre pela mesma ordem. Não é possível que o verão anteceda a primavera, nem que um ser vivo se possa reproduzir antes de nascer.

Círculo Vicioso

O círculo refere-se a uma sucessão de acontecimentos repetidos em que um acontecimento X gera outro acontecimento Y e, por sua vez, este gera outro acontecimento X. Cada acontecimento alimenta o outro, e assim é sucessivamente até se quebrar o círculo (ou não). É a chamada «pescadinha de rabo na boca» e são considerados eventos negativos. Podem ocorrem em várias áreas da vida (pessoal, financeira, amorosa).

Se uma empresa não tiver financiamento suficiente para investir e crescer não conseguirá ter crescimento. E se não houver crescimento, não conseguirá financiamento para investir e crescer.

Círculo Virtuoso

Numa perspetiva positiva, o círculo virtuoso encontra facilitadores ou estímulos para que os eventos se repitam de forma positiva. Se um aluno estudar e tiver boas notas, sente-se motivado para estudar. E se estudar, é provável que tire boas notas.

Quer no círculo vicioso ou no círculo virtuoso, — que na minha opinião poderia ser um oito vicioso ou virtuoso, já que o ponto de chegada seria o mesmo do ponto de partida —  há uma cadeia de acontecimentos que alimentam outros (positiva ou negativamente), se a cadeia não se romper. Não importa, por isso, o caminho que se percorra, em círculo ou em oito. Do mesmo modo que a violência gera violência, a gentileza gera gentiliza.

A grande diferença entre o ciclo e o círculo está na possibilidade de finitude do círculo, e embora, o ciclo possa terminar, renova-se para dar início a outro ciclo.

Até breve,
Cristina  


Há algum tempo disseram-me que um objeto criativo só terá valor se estiver exposto, se for visível aos olhos dos outros. Escondido, não é nada. Não existe. Não tem nenhum valor. Quando o resultado de uma arte está visível a outros olhares, agradará ou não aos outros. Mostrar ao mundo o que faz, é um risco que corre. Fica sujeito à critica....

Muitas pessoas conseguem chegar à entrevista, mas têm dificuldade nessa fase do recrutamento. Seja porque não se sentem confiantes, porque ficam ansiosas ou porque não fizeram o trabalho de casa. Assim que tiver uma entrevista marcada, comece logo a preparar essa oportunidade de trabalho de forma organizada.

Se leva a procura de emprego a sério e quer obter resultados quando se candidata, evite estes 6 erros no envio de uma candidatura. Seja por falta de foco, desconhecimento, exibicionismo ou por distração, estes erros acontecem.