Biografias, Baby Stories e Biografias Empresariais

13-07-2018

Diz a sabedoria popular que todo o Homem deve ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Não sei se a ordem é exatamente esta, mas creio que será indiferente.

Seja porque é uma figura de destaque na sua comunidade, porque quer perpetuar a sua existência ou porque é uma forma de autoconhecimento, escrever sobre a própria vida, pode ser uma terapia, uma realização pessoal ou um motivo de orgulho e de grande satisfação para o próprio e para a família. 

Para escrever a sua história recolho informação relevante como fotografias, cartas, manuscritos, relatórios, depoimentos orais e entrevistas presenciais ou via skype. É um trabalho que envolve tempo, dedicação, minúcia e rigor. Cada caso é avaliado individualmente e é estimado um tempo de entrega aproximado tendo em conta o objetivo final.


Biografias e Histórias de Vida

A herança mais preciosa que podemos deixar a alguém são os nossos valores, o conhecimento que transmitimos ao longo da vida e, sobretudo, a memória com que os outros ficam de nós. Esta memória não é eterna e irá apagar-se quando a última pessoa que conhecemos também não estiver cá. Escrever uma biografia é uma viagem ao passado, uma análise da própria vida, é recordar muitos momentos e também perdoar. Escrever sobre si próprio é dar-se a conhecer e ficar a conhecer-se profundamente.


Neste corpo que não me pertence

História de vida de um rapaz que vive preso num corpo que não considera seu. O seu testemunho relata a profunda dor e sofrimento que teve de ultrapassar, os pensamentos suídas que superou e o apoio incondicional da sua mãe. Descreve ainda a conquista do nome que escolheu e a sua luta para conseguir um corpo masculino.

«Uma noite, como quem esfrega uma lamparina mágica e pede um desejo a um génio, rezou muito a Deus e pediu que no dia seguinte acordasse como um homem. Pediu com muita força e com muita fé que um milagre lhe acontecesse. Na manhã seguinte demorou meia hora para confirmar se o seu pedido tinha sido atendido. Não tinha coragem de tocar no seu corpo, porque no fundo tinha medo da desilusão. Desiludiu-se e revoltou-se contra Deus.» 


Baby Stories

Cedo começam as histórias contadas vezes sem conta de um nascimento de um filho. Das primeiras palavras aos primeiros desenhos, dos primeiros passos às primeiras corridas e o tempo voa. Apenas vão ficando as histórias que repetimos algumas vezes. Alguns momentos vão-se perdendo, outros ficam registados numa fotografia que nos arrancam um pequeno “ah”, e nasce uma nostalgia doce. Quer contar aos seus filhos como foi a infância deles de uma forma original? O projecto Baby Stories pode ajudar a escrever os primeiros momentos da vida deles.


Biografia Empresarial

As histórias de sucesso de uma empresa podem revelar grandes conquistas, percursos e dificuldades superadas. Se acha que chegou o momento de comunicar aos seus clientes e parceiros como nasceu a sua organização, os desafios que teve de superar, as ideias que testou, quem esteve sempre ao seu lado, quem duvidou e ainda lhe deu força, faço-o por escrito e inspire outras pessoas. Divulgue a sua marca com um objeto de marketing escrito à medida da sua empresa e atraia novos clientes com uma biografia empresarial.

Que história quer contar? Aproveite esta oportunidade de se "escrever".

Cristina Pinto


Trabalhar a partir de casa é o desejo de muitas pessoas. Sonham não ter de enfrentar o trânsito, acordar mais tarde, ter tempo para outras tarefas, estar mais tempo junto dos filhos, alimentarem-se a horas com comida feita em casa e, sobretudo, não terem de cumprir um horário fixo.

Queria ser jornalista. Depois de terminar o curso, Filipa conseguiu alguns estágios em jornais e publicações locais. Trabalhava sem contrato e sem horário, mas com muitas promessas. Estava a começar a sua carreia e a esperança tornou-se a razão para apostar tudo em cada experiência que saía frustrada. O jornal fechou, a revista não lhe pagou o que...

Por mais livros que as pessoas leiam, por mais cursos que as pessoas frequentem, por mais gurus que as pessoas sigam, há sempre alguém com dificuldade em mudar de vida.