Aprenda com o Fracasso

10-01-2020

O fracasso tem uma conotação muito negativa. É olhado como a decisão que se tomou erradamente, como uma falha lamentável. As pessoas têm medo de fracassar. E por causa desse medo, não tentam coisas novas. Não erra quem não tenta.

Na semana anterior sugeri que aprendesse com os melhores, esta semana digo para aprender com o fracasso. Será uma contradição?

Se olhar o fracasso como uma forma de aprendizagem, como uma tentativa de construir alguma coisa, verá que os fracassos podem ser o grande trampolim para o sucesso.

Quando as minhas filhas encontram dificuldade em realizar alguma coisa, costumo dizer-lhes que elas não nasceram a saber falar, nem a andar, nem a comer sozinhas. Foi um processo de aprendizagem (como acontece com todas as crianças). Sujaram-se, caíram e corrigi-as muitas vezes para aprenderem a pronunciar as palavras.

Tal como as crianças, no seu processo de desenvolvimento, os adultos podem e devem falhar. Aprender como não se faz. Saber qual o resultado se seguir determinado caminho.

Se aprendeu, não se arrependa pelos erros que cometeu. Na realidade, são tentativas. São ensaios. Só será um erro se continuar a fazer a mesma coisa sem obter os resultados pretendidos. Se ficar na mesma.

Muitas vezes, o medo de falhar deve-se ao perfeccionismo, ao receio da exposição, do ridículo. Quantas coisas já deixou de fazer com medo de falhar? Existe uma clara diferença entre fracassar e desistir.

Quando fracassa está a caminho do seu objetivo, mas quando desiste é porque virou as costas ao seu sonho.


«O fracasso quebra as almas pequenas e engrandece as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo na floresta.»

Benjamim Franklin


«O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.»

Winston Churchill


«O fracasso deveria ser o nosso professor, não o nosso couveiro. Fracasso é adiamento, não derrota. É um desvio temporário, não um beco sem saída. Fracasso é algo que nós só podemos evitar, não dizendo nada, não fazendo nada, e não sendo nada.»

Denis Waltley


«O fracasso é simplesmente a oportunidade de começar de novo, desta vez, de forma mais inteligente.»

Henry Ford


Quando observa o sucesso de alguém, não faz ideia quantas vezes essa pessoa fracassou. Se olhar o sucesso como a meta, veja o fracasso como os obstáculos que teve de superar e de contornar. 

Fracassou. Aprendeu? Cresceu.

Cristina Pinto