Amigo Secreto: Ideias de Presentes desde Zero Euros

13-12-2019

Por esta altura, já deve ter sido desafiado para as trocas de presentes de Natal com os colegas da sua empresa. Por norma, é sorteado um nome e, definido o valor limite para o mimo, começa a dor de cabeça. O que comprar?

Esta semana, sugiro várias ideias de presentes que não precisa de comprar. Com um pouco de organização e algum esforço, vai ver que não é assim tão difícil agradar ao seu amigo secreto

Sugestões desde 0 €

Troca de livros

A troca de livros pode ser muito interessante, se dentro do grupo existirem várias pessoas que gostem de ler. Escolha um livro que tenha em casa e que possa agradar ao seu amigo.

Palavras

Estas são mesmo de graça, mas o que escrever? 

Declare-se, elogie, agradeça. Declare o seu amor escondido pelo amigo secreto. Elogie a capacidade de trabalho do seu colega ou a forma como ele comunica com os clientes. Agradeça pela ajuda que teve quando precisou do seu apoio profissional ou pessoal.

Fotografias

Adoro esta ideia e já a ofereci algumas vezes. Selecione fotografias do seu amigo e de outras pessoas como se fossem personagens secundárias e conte uma história emocionante, divertida ou biográfica. Pode materializar a ideia num ficheiro em PowerPoint e nem precisa de imprimir as fotografias. 

Se não quiser em formato digital, basta comprar um caderno liso - uma sebenta preta - colar uma das fotografias na capa e escrever a história com as fotografias que selecionou e imprimiu. 

Comprar Um Presente

Se decidir comprar um presente para o seu amigo secreto (vai mesmo comprar, depois das dicas que lhe dei?) não precisa de gastar muito dinheiro. Sugiro que responda a algumas perguntas.

  • O que ele adora fazer nos tempos livres?  

Se gosta de cozinhar, pense num ebook (são mais baratos do que os livros) de receitas que ele aprecie.

  • Existe alguma área que ele precise de melhorar? 

Se é desorganizado, pode oferecer uma agenda ou bloco de notas que combine com a sua personalidade.

  • Adora cinema? 

Um bilhete de cinema.

  • É guloso e gosta de cozinhar? 

Um cabaz de produtos para confecionar bolos. Inclua farinha, açúcar, chocolate de culinária, frutos secos, especiarias. Ah, e uma receita sua ou uma forma para bolos.

Se só agora começou a comprar os seus presentes, ainda vai a tempo de se organizar e pedir o ficheiro gratuito para planear as suas compras de Natal.

O mais importante é que o seu amigo sinta que pensou num presente para ele e que não comprou a primeira coisa que lhe apareceu. Afinal, quem é não gosta de sentir que alguém dedicou um pouco do seu tempo por nossa causa?

Boas "não compras".

Cristina Pinto