
Amigo secreto: Ideias de presentes desde zero euros
Por esta altura, já deve ter sido desafiado para as trocas de presentes de Natal com os colegas da sua empresa. Por norma, é sorteado um nome e, definido o valor limite para o mimo, começa a dor de cabeça. O que comprar?

Esta semana, sugiro várias ideias de presentes que não precisa de comprar. Com um pouco de organização e algum esforço, vai ver que não é assim tão difícil agradar ao seu amigo secreto.
Sugestões desde 0 €
Troca de livros

A troca de livros pode ser muito interessante, se dentro do grupo existirem várias pessoas que gostem de ler. Escolha um livro que tenha em casa e que possa agradar ao seu amigo.
Palavras

Estas são mesmo de graça, mas o que escrever?
Declare-se, elogie, agradeça. Declare o seu amor escondido pelo amigo secreto. Elogie a capacidade de trabalho do seu colega ou a forma como ele comunica com os clientes. Agradeça pela ajuda que teve quando precisou do seu apoio profissional ou pessoal.
Fotografias

Adoro esta ideia e já a ofereci algumas vezes. Selecione fotografias do seu amigo e de outras pessoas como se fossem personagens secundárias e conte uma história emocionante, divertida ou biográfica. Pode materializar a ideia num ficheiro em PowerPoint e nem precisa de imprimir as fotografias.
Se não quiser em formato digital, basta comprar um caderno liso — uma sebenta preta — colar uma das fotografias na capa e escrever a história com as fotografias que selecionou e imprimiu.
Comprar Um Presente

Se decidir comprar um presente para o seu amigo secreto (vai mesmo comprar, depois das dicas que lhe dei?) não precisa de gastar muito dinheiro. Sugiro que responda a algumas perguntas.
- O que ele adora fazer nos tempos livres?
Se gosta de cozinhar, pense num e-book (são mais baratos do que os livros) de receitas que ele aprecie.
- Existe alguma área que ele precise de melhorar?
Se é desorganizado, pode oferecer uma agenda ou um bloco de notas que combine com a sua personalidade.
- Adora cinema?
Um bilhete de cinema.
- É guloso e gosta de cozinhar?
Um cabaz de produtos para confecionar bolos. Inclua farinha, açúcar, chocolate de culinária, frutos secos, especiarias. Ah, e uma receita sua ou uma forma para bolos.
Se só agora começou a comprar os seus presentes, ainda vai a tempo de se organizar e pedir o ficheiro gratuito para planear as suas compras de Natal.
O mais importante é que o seu amigo sinta que pensou num presente para ele e que não comprou a primeira coisa que lhe apareceu. Afinal, quem é não gosta de sentir que alguém dedicou um pouco do seu tempo por nossa causa?
Boas "não compras".
Cristina Pinto