Agenda Digital

05-04-2019

Se usa uma agenda em formato papel, ótimo! Significa que é uma pessoa organizada e não gosta de falhar com os seus compromissos. Se ainda não utiliza uma agenda digital e quer saber como funciona a agenda do Google para organizar melhor a sua vida, leia este artigo.

A agenda on-line do Google é um serviço gratuito, mas para ter acesso terá de ter uma conta do Google como um endereço de e-mail no gmail, por exemplo. Neste artigo vou descrever, muito resumidamente, como pode criar a sua agenda, como usá-la e como partilhá-la com outras pessoas.

Como criar

Depois de iniciar a sessão no calendário do Google pode criar, de imediato, uma ou várias agendas. A cada agenda é atribuído um nome e uma cor para conseguir gerir cada uma delas com maior facilidade. 

Adicionar calendário
Adicionar calendário

Clique no círculo ao lado de "adicionar calendário" e "criar novo calendário". Dê um nome à sua agenda e clique em "criar calendário". Pode agora atribuir-lhe um nome e uma cor. O nome e a cor podem ser alterados a qualquer momento.

No canto superior direito, ao lado do Menu definições, pode escolher como quer que a sua agenda apareça. Pode visualizar o dia, a semana, o mês ou o ano. 

Preferências na apresentação da agenda
Preferências na apresentação da agenda


No "Menu definições" pode personalizar a sua agenda e escolher o dia de início (entre sábado e segunda), o formato da hora e data, predefinir o tempo dos eventos, entre outra opções.

Como usar

Quando clica em "criar", dê o nome ao evento, escolha a data e hora e, no caso de ter mais do que um agenda, escolha em qual delas quer adicionar o evento. Tem ainda o campo "Mais opções" onde pode acrescentar mais detalhes.

Tem outra opção para adicionar uma tarefa ou evento. Basta clicar em cima do retângulo correspondente à data e hora que pretende e preencher os campos da janela. 

Para editar ou eliminar um evento, basta clicar em cima do evento e selecionar a opção na janela.  

Como partilhar

É no menu definições que consegue partilhar a sua agenda com pessoas específicas. Clique no "Menu definições", escolha a agenda que quer partilhar e clique em "Adicionar pessoas".

Depois de escolher o contato, selecione a autorização que quer atribuir a cada pessoa. Tem as seguintes  opções: ver apenas livre/ocupado; ver todos os detalhes do evento; fazer alterações em eventos e efetuar alterações e gerir partilha.

Depois de criar a sua agenda, explore todo o seu potencial. Comece por uma agenda e vá acrescentando outras até se sentir à vontade. Organize o seu quotidiano na esfera pessoal, familiar e profissional. 

Cristina Pinto