A Grande Mudança

17-07-2020

Por mais livros que as pessoas leiam, por mais cursos que as pessoas frequentem, por mais gurus que as pessoas sigam, há sempre alguém com dificuldade em mudar de vida.

Esperam que, um dia, a mudança se faça. Empenham todo o seu esforço e hipotecam a sua esperança num futuro qualquer. Um futuro que virá. Não sabem bem quando, mas ele virá. É essa esperança que alimenta o hipnotismo de uma mudança. E, quando a mudança não acontece, as pessoas frustram-se e deixam de acreditar nelas e nos outros.

Se estiver infeliz com o seu trabalho mude. Por favor, mude. Sim, procure outro trabalho, ou mude por dentro.

A grande mudança não se faz por fora, é por dentro, mesmo que mude de sítio. Mesmo que mude de país, de continente. Tem de mudar por dentro. Aprenda a ver o que tem, mas com uma visão transformadora.

Quantas vezes acordou e nada de muito significativo se alterou, mas o seu olhar mudou. Às vezes para pior e às vezes para melhor.

A insatisfação pode ser a força que falta para mudar. Não para reclamar. Se tiver insatisfeito, tem de mudar. Procure dentro de si o que precisa para mudar agora. Não dependa do acaso, da sorte, do destino, da mudança de estação, dos astros, dos outros. Se tiverem a seu favor, aproveite. Se assim não for, paciência e arrisque-se a mudar!

Já reparou que somos seres com grande capacidade de adaptação e ao mesmo tempo com resistência à mudança. Talvez seja este antagonismo que torna a mudança tão difícil porque apesar de a desejarmos muito, temos medo de mudar.

Até breve.

Cristina


Trabalhar a partir de casa é o desejo de muitas pessoas. Sonham não ter de enfrentar o trânsito, acordar mais tarde, ter tempo para outras tarefas, estar mais tempo junto dos filhos, alimentarem-se a horas com comida feita em casa e, sobretudo, não terem de cumprir um horário fixo.

Queria ser jornalista. Depois de terminar o curso, Filipa conseguiu alguns estágios em jornais e publicações locais. Trabalhava sem contrato e sem horário, mas com muitas promessas. Estava a começar a sua carreia e a esperança tornou-se a razão para apostar tudo em cada experiência que saía frustrada. O jornal fechou, a revista não lhe pagou o que...

Por mais livros que as pessoas leiam, por mais cursos que as pessoas frequentem, por mais gurus que as pessoas sigam, há sempre alguém com dificuldade em mudar de vida.