6 Motivos para não ser chamado para uma entrevista
Se leva a procura de emprego a sério e quer obter resultados quando se candidata, evite estes 6 erros no envio de uma candidatura. Seja por falta de foco, desconhecimento, exibicionismo ou por distração, estes erros acontecem.

Se já tem o seu currículo pronto, planeie a forma como vai enviar a sua candidatura. É importante escolher bem as vagas, perder algum tempo a escrever uma carta de apresentação e ler bem cada anúncio de emprego antes de o inserir na sua lista.
#1 Candidatar-se sem ter o perfil para a vaga
É muito raro alguém ter o perfil que bata 100% com a vaga, mas candidatar-se para uma área totalmente diferente sem ter nenhuma competência que possa servir à empresa, é perder tempo e desperdiçar uma oportunidade.
Até pode querer mudar de área, mas pelo menos refira isso na carta de apresentação. Se não tem o perfil indicado, o que fez para ser um candidato que possa concorrer com os outros? Tem de adquirir algumas competências através de formação ou voluntariado, por exemplo. Não vai conseguir convencer o recrutador que a sua candidatura é melhor do que a de outro candidato e com o perfil mais adequado.
#2 Não enviar currículo
Sim, há quem se candidate e não envie currículo. Não diga que não tem currículo e que o recrutador pode encontrar mais informações em tal sítio. Se o resumo da sua experiência profissional está no perfil de uma rede social, pode incluir essa informação no seu currículo, mas nunca deixe de enviar um currículo se foi pedido na oferta de emprego.
#3 Enviar currículo sem carta de apresentação
Nunca envie um currículo sem corpo de texto no e-mail. Se não tem inspiração para escrever nada, pelo menos escreva uma simples frase como: «Junto envio o meu currículo em anexo.» Em alternativa, pode pedir uma minuta da carta de apresentação gratuita aqui. Depois é só personalizar a gosto.
#4 Enviar currículo em formato Word ou JPEG
Evite enviar currículos em Word. Não vai ser por isso que será descartado, mas já que é para fazer bem, envie em PDF. Nem pense em fotografar o currículo com o telemóvel e enviar de qualquer maneira.
#5 Enviar o currículo escrito em inglês
Se não foi pedido, por que motivo enviar? Se o objetivo for demonstrar que domina bem o inglês, insira essa informação nas skills do currículo. Envie o currículo em português, se tiver de ser em inglês, será pedido no anúncio.
#6 Enviar várias candidaturas para a mesma empresa
Se não registar o envio das candidaturas, pode perder a noção para que empresa já enviou. Corre o risco de enviar candidaturas para a mesma empresa. Isto demonstra descuido, desorganização ou desespero para conseguir a vaga.
Não vale a pena enviar muitos currículos e esperar que alguém lhe responda. Planeie o envio das candidaturas com objetividade e faça sempre o melhor que puder!
Até breve,
Cristina Pinto