5 Estilos de liderança

29-06-2018

Por liderança entende-se a capacidade que um líder tem em influenciar um grupo de pessoas e de conseguir que o grupo faço aquilo que ele pretende. Numa organização, um líder, exerce uma liderança formal por ter sido nomeado para o cargo. Já um líder informal nasce de modo natural pela sua idiossincrasia e não tem de ocupar nenhum cargo de autoridade, ou seja, a liderança é-lhe reconhecida pelo grupo.

Para liderar com sucesso uma equipa é preciso, além de outras características, saber comunicar, motivar o grupo, congruência, humildade, reconhecimento dessa liderança por parte dos liderados, empatia e confiança.


Liderança autocrática: Um líder autocrático espera ser obedecido e não questionado. As sua ideias e decisões são impostas ao grupo sem que este manifeste opinião que possa ser considerada pelo líder. A liderança é centrada apenas no líder. Este estilo de liderança poderá ser utilizada para tarefas que não necessitam de grande especialização. Ambiente de trabalho tenso e com clima de medo e de frustração.

Liderança democrática ou participativa: O Ênfase é dado ao grupo e ao líder. As decisões são tomadas tendo em conta o que a maioria pretende, sendo o líder o responsável por orientar o grupo com a participação de todos. Ambiente de tranquilidade e liberdade na tomada de algumas decisões. Os colaboradores tendem a manter o mesmo nível de desempenho mesmo sem a presença do líder.

liderança laissez-faire ou liberal: É o próprio grupo quem toma as suas próprias decisões tendo o líder uma participação mínima. Este tipo de liderança funciona bem com pessoas motivadas e que sabem bem qual o seu papel na organização. Risco de procrastinação em colaboradores com pouca responsabilidade.

Liderança transacional: Motivação para a realização dos objetivos propostas por meio de uma transação: o recebimento de um pagamento em troca do direito a ações corretivas se não se cumprir os resultados esperados ou recompensas quando o desempenho é favorável. 

Liderança  transformacional ou carismática: Capacidade de liderança extraordinária com características muito vincadas como a capacidade de comunicação, visão, carisma, inspiração e entusiasmo.

Os estilos de liderança são muitas vezes adaptadas não só à filosofia da empresa mas também às características do líder. Uma boa liderança tem de responder às necessidades da empresa e aos objetivos propostos. 

Se há mais estilos de liderança? Há, mas falarei deles num próximo post.

Cristina Pinto