5 Características de um profissional A+++

08-02-2019

Qualquer que seja a sua profissão e o modo como obtém os seus resultados, há cinco características que deve procurar desenvolver para ser um profissional de excelência.

Olhe à sua volta. Com que tipo de colaboradores trabalha? Repare nos melhores, nos que obtêm os melhores resultados. Nem todos são eficientes, assertivos, autónomos, confiantes e com espírito de equipa. Talvez não reúnam todas estas características e, mesmo assim, apresentam bons resultados! 

Infelizmente nem todos os bons profissionais têm as qualidades que mencionei, mas imagine se tivessem estas cinco características. Seriam considerados profissionais A+++.

As 5 características de um profissional A+++

Eficientes: conseguem resultados máximos utilizando recursos mínimos. Não são adeptos da procrastinação e sabem gerir as suas tarefas dentro do tempo que têm disponível. Planeiam e agendam as tarefas com método e organização.

Assertivos: são pessoas que não se precipitam para a resposta e ouvem até ao fim uma ideia. Analisam a informação que receberam e, mesmo que não concordem, são empáticos e diplomatas. Não reagem com agressividade nem com passividade às vicissitudes. Não geram burburinho e preferem expor as suas ideias de forma clara e educada.

Autónomos: estão motivados o suficiente para serem autónomos nas suas tarefas. Não se deixam deslumbrar com incentivos, pois trabalham com motivação e confiança porque adoram o que fazem. Procuram sempre uma solução para os desafios tentando todas as possibilidades.

Confiantes: Confiam na sua capacidade de trabalho e demonstram essa confiança mesmo que tenham algumas lacunas. A auto-confiança do profissional torna-o mais confiável.

Espírito de equipa: com esta característica conseguem trabalhar melhor em cooperação em vez de competição. Assim, todos têm a ganhar. A empresa, que beneficia com os resultados sinérgicos, e os colaboradores que se ajudam mutuamente na obtenção de bons resultados para todos e no bom ambiente de trabalho.

Característica básicas

Se pensa que faltam características essenciais para um bom profissional, tem toda a razão! A pontualidade, a assiduidade, a ética e a responsabilidade devem fazer parte de qualquer profissional, mesmo que este não apresente resultados excelentes.

Tem todas estas características? Muitos parabéns, é um profissional A+++. Provavelmente é um exemplo a seguir e sabe que ainda pode evoluir mais. Procura ser melhor a cada dia e investe na sua formação pessoal e profissional.

Se sente que lhe faltam algumas características, procure desenvolvê-las e torne-se num exemplo a seguir. Não somos seres imutáveis, estamos sempre em evolução. Tudo serve para nos transformar, um ação, uma palavra, uma ideia, uma imagem e tudo o que se cruzar connosco. Caro leitor, depois de ler este artigo já não será o mesmo. 

Bom trabalho!

Cristina Pinto