3 Aplicações para digitalizar documentos na palma da mão

09-11-2018

Na era digital ainda usamos muitos papéis. Por vezes, é necessário consultarmos documentos em formato papel e partilharmos a informação. A falta de um scâner pode atrapalhar o processo de partilha, mas um scanner talvez seja um equipamento desnecessário se estiver fora do escritório. Basta instalar uma aplicação no seu telemóvel ou tablet para digitalizar documentos, cartões de visita, faturas, apontamentos, fotografias, etc.

Quando trabalhava como consultora imobiliária precisava de ficar com a cópia dos documentos do imóvel. Alguns proprietários (poucos) tinham os documentos fotocopiados para entregar, outros enviavam mais tarde por e-mail e outros ainda não tinham cópias nem forma de os enviar. Esta situação obrigava a deslocações desnecessárias para mim ou para o cliente e não agilizava em nada o processo. 

Passei a utilizar uma aplicação que veio simplificar o processo de angariação e a tornar-me mais eficiente, acrescentando valor ao meu trabalho. Este tipo de aplicações pode ser muito útil para qualquer pessoa que precise de digitalizar um documento, mas para um profissional é, sem dúvida, uma ferramenta essencial.

Desde essa altura que utilizo a aplicação CamScanner que permite digitalizar qualquer documento na hora através do telemóvel. Posso recortar, girar,  introduzir um texto em marca de água, acrescentar notas ou uma assinatura digital no documento. Outra função consiste na possibilidade de endireitar a fotografia mesmo que esta não esteja plana no momento da captura da imagem e esta é ajustada automaticamente. A aplicação sugere-me os pontos de recorte que eu posso reajustar.

Vantagens de um aplicativo de scanner:

Rapidez: Torna o processo mais ágil economizando tempo em deslocações; 

Partilha: Possibilidade de enviar um documento para o escritório na hora;

Segurança: Não precisa de andar com documentos originais;

Armazenamento: Grande capacidade para armazenar documentos;

Cómodo: Pode ser utilizado em qualquer lugar (mesmo no escritório);

Gratuito: Pode utilizar um plano gratuito;

Versátil: Para digitalizar documentos de grandes dimensões que não cabem no scâner como plantas ou mapas.


Sim, as vantagens são muitas, mas consigo encontrar uma desvantagem: quando o documento está dobrado e não fica completamente liso a qualidade não se assemelha a uma digitalização convencional. Tive de digitalizar um manual de instruções que estava dobrado num tamanho A7 (imaginem as dobras) e a solução foi colocar um vidro por cima. Este sistema não é muito prático e o reflexo do vidro não ajuda, mas consegui resolver o problema.  

Aplicações:

Gosto bastante de trabalhar com a CamScanner e já tinha partilhado esta ferramenta com algumas pessoas, mas quando percebi a dificuldade que uma cliente teve em enviar-me um documento achei que tinha de partilhar este tipo aplicações. Já conhecia alguma destas?


Cristina Pinto


Quando precisamos de escrever uma sigla ou um acrónimo, num texto ou num currículo, temos de seguir algumas regras. Se o PIB (Produto Interno Bruto) é um acrónimo, por que razão PME (Pequenas e Médias Empresas) é uma sigla?

Observe o seu currículo com atenção e descubra o que deve retirar antes de o enviar. Fique com um documento mais profissional e aumente as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

A vírgula serve para dar sentido ao que escrevemos e, desta forma, sermos bem compreendidos. Poderá indicar uma pausa breve e tem o poder de mudar o sentido de uma frase apenas se a trocar de lugar.