2020: 12 Meses, 12 Objetivos

27-12-2019

Costuma pedir 12 desejos quando tocam as 12 badaladas? E os desejos realizam-se todos? Nos últimos anos faço listas. Uma pequena lista com o que eu quero realizar em cada ano. Dou-lhe o nome de Objetivos. E, este ano, não será diferente. Para fechar o ano de 2019, quero partilhar mais esta sugestão consigo.

À meia noite, em vez de engolir 12 passas e desejar a primeira parvoíce que me vem à cabeça, faço uma reflexão uns dias antes. Ainda me dou ao trabalho de escrever o que eu quero que aconteça no ano seguinte. Escrevo com a maior precisão possível os meus objetivos (sonhos, desejos, pedidos, aspirações) e defino o que tenho de fazer para os alcançar.

Escrevo os meus objetivos e guardo-os em pequenas caixas ou envelopes.
Escrevo os meus objetivos e guardo-os em pequenas caixas ou envelopes.

O que eu faço é apenas um plano. Um plano de 12 objetivos que guardo durante o ano e, no final, verifico o que consegui realizar. É muito fácil pensar em desejos. O desafio está em encontrar o "como" e definir o "quando". Vamos a exemplos?

Saúde

Se eu tiver o objetivo de melhorar o meu estado de saúde, defino o que tenho de fazer para que isso aconteça. Por exemplo, peço orientação a um profissional para ter uma alimentação mais saudável e cumpro. Depois de definir a data, inscrevo-me numa atividade física e vou. Rodeio-me de pessoas positivas e organizo os meus dias para evitar momentos de stresse. 

Finanças

Quero aumentar o meu rendimento sem estar dependente de jogos de sorte e de azar. O que preciso de fazer? Analisar a minha situação atual e definir um plano de ação. Posso procurar uma oportunidade de trabalho nova, criar um projeto, aumentar as minhas competências para uma possível promoção, poupar parte dos recursos que tenho ou investir num produto financeiro. Em cada ação é preciso definir quando a vai realizar.

Os desejos não são para quem precisa deles, são para quem os quer realizar e pagar o preço.

  • Uma coisa é querer deixar de ser um fumador, outra é tomar a decisão de não fumar e fazer o for preciso para cumprir o seu objetivo.
  • Uma coisa é imaginar perder 10 kg, outra é mudar os seus hábitos de alimentação para que isso aconteça.
  • Uma coisa é idealizar como seria ter um novo trabalho, outra é ser proativo e procurar uma oportunidade.

Pode colocar o número de objetivos que quiser, mas se colocar um grande número conseguirá manter o foco em todos eles?

Se está pronto para correr riscos e abdicar de alguns hábitos, então, está pronto para realizar todos os seus desejos.

Um 2020 cheio de realizações.

Cristina Pinto