
15 Ideias para o seu Home Office
Cada vez mais pessoas desenvolvem a sua atividade profissional em casa, seja porque trabalham como freelancers ou porque levam trabalho para casa. Em qualquer destes casos precisam de um espaço de trabalho. Se precisa de trabalhar em casa e a falta de espaço é um problema, apresento algumas soluções que pode adaptar às suas necessidades.
A partir de uma secretária e uma cadeira crie o seu espaço de trabalho em casa. Acredite que pode trabalhar em quase qualquer sitio da sua casa como a sala, o quarto, a cozinha, o corredor, a marquise ou até debaixo de umas escadas. O que precisa é de adaptar o espaço para um local de trabalho tranquilo e produtivo, mesmo que tenha pouco espaço. No entanto, algumas questões terão de ser pensadas antes de escolher o lugar ideal na casa.
- Iluminação: é preferível trabalhar com luz natural, por isso, o local ideal deverá ser junto de uma janela ou que o espaço seja suficientemente iluminado com opção de tapar o excesso de luz sempre que necessário;
Energia: mesmo que fique perto de uma janela vai precisar de energia elétrica. Verifique se tem tomadas junto do local que escolheu;
- Privacidade: se vive numa casa com várias pessoas tenha em atenção a sua privacidade e sua necessidade de concentração. Este aspeto poderá ser contornado se a sua hora de trabalho não coincidir com a hora de maior movimento em casa;
Temperatura: Trabalhar com muito frio ou muito calor não é agradável nem produtivo. Veja se tem possibilidade de controlar a temperatura nesse lugar.
Posição: depois de escolhido o lugar de trabalho, escolha a melhor posição de modo a que a luz do exterior não reflita no ecrã do computador e que a cadeira de trabalho tem espaço suficiente para se mover.
Nenhum destes pontos são mais importantes do que outros e quanto mais confortável estiver, melhor se sentirá e mais produtivo será o seu trabalho. Como referi anteriormente, a ideia é criar uma zona de trabalho a partir de uma secretária e de uma cadeira num espaço pequeno. O resto é para completar com as suas necessidades e de acordo com o seu gosto e personalidade. Veja as quinze ideias inspiradoras.














A maior parte destes espaços de trabalho não ultrapassa os dois metros quadrados, alguns terão menos, mas todos eles têm uma característica em comum, a funcionalidade. Foram criadas zonas de trabalho a partir de cantos, marquises, baixo de escadas e sótãos. Na maioria, a luz natural estava presente e em todos um toque de personalidade.
Uma última recomendação é que, antes de decidir o local onde vai instalar o seu home office, veja as várias opções que tem disponíveis e os recursos que já tem antes de comprar alguma coisa.
Bom trabalho!
Cristina Pinto