Desenvolvimento Pessoal

Potencie as suas capacidades e alcance os seus objetivos

Às vezes, procuramos soluções mágicas para resolvermos os nossos problemas, mas hoje quero partilhar consigo uma ferramenta muito fácil de usar, gratuita e que está ao seu alcance.

"Quem é feliz é bobo." Enquanto ouvia esta frase, há muitos anos, num programa de televisão, alguém abanava afirmativamente a cabeça e concorda com uma voz triste. Fiquei perplexa! Naquele momento, o significado que era dado à felicidade era de uma coisa fútil, pateta e estúpida. Podia então concluir que a felicidade era ridícula.

Já alguma vez parou para pensar o que é que nos torna humanos? Será a linguagem, a capacidade de refletirmos ou o facto de sermos criadores de arte? O que nos diferencia dos restantes animais? Porque somos os únicos animais que cozinhamos os alimentos?

Ao lado do meu ombro esquerdo, logo abaixo da clavícula, tenho um botão imaginário. É o botão do f***-se! Carrego neste botão com o meu indicador direito ou, quando não posso, imagino que estou a fazê-lo. Nesse momento, simplifico muito a minha vida e digo para mim mesma que não quero saber, segue em frente, não tem importância. Descobri...

A resiliência e o conformismo podem ser confundidos, mas há uma linha que separa estas duas características. Quer descobrir se é uma pessoa resiliente ou conformista?

Poder escolher é um ato de liberdade. Quando escolhemos, optamos por uma situação e abdicamos de outra. A escolha é um grande decisor na nossa vida, mas muitas pessoas deixam na mão do acaso ou de outras pessoas decisões importantes.

Tenho a certeza que já ouviu esta expressão vezes sem conta, mas o que ela significa de fato. Como reage quando erra? O que faz quando vê alguém a cometer um erro?

Agora que o ano começou, já deve ter pensado nas coisas que quer fazer ao longo do ano. Talvez planeie uma dieta, deixar de fumar, fazer exercício físico ou mudar de casa ou de emprego. Muitas promessas são feitas nesta altura, mas muitas não são cumpridas e você sabe disso! Vai deixar passar mais um ano sem mudar as coisas...

Somos encorajados a não desistir de nada, a persistir com os nossos sonhos e objetivos, porque um dia vamos conseguir alcançar o que desejamos. Será que é sempre assim? Não devemos desistir nunca? Como saber se estou a ser persistente ou teimoso? E quando não devemos desistir?


Veja também