Carreira

Dicas para ser um excelente profissional

O medo pode funcionar como uma proteção para a nossa sobrevivência, mas se nos condicionar e impedir de fazer coisas que queremos, não evoluímos e também pode colocar em causa o nosso progresso profissional.

Observe o seu currículo com atenção e descubra o que deve retirar antes de o enviar. Fique com um documento mais profissional e aumente as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

A taxa de desemprego aumentou no segundo trimestre e o mercado não terá capacidade de acolher tantas pessoas disponíveis para trabalhar nos próximos meses. A procura de uma solução poderá passar por criar o seu posto de trabalho a partir de casa.

Trabalhar a partir de casa é o desejo de muitas pessoas. Sonham não ter de enfrentar o trânsito, acordar mais tarde, ter tempo para outras tarefas, estar mais tempo junto dos filhos, alimentarem-se a horas com comida feita em casa e, sobretudo, não terem de cumprir um horário fixo.

Queria ser jornalista. Depois de terminar o curso, Filipa conseguiu alguns estágios em jornais e publicações locais. Trabalhava sem contrato e sem horário, mas com muitas promessas. Estava a começar a sua carreia e a esperança tornou-se a razão para apostar tudo em cada experiência que saía frustrada. O jornal fechou, a revista não lhe pagou o que...

Por mais livros que as pessoas leiam, por mais cursos que as pessoas frequentem, por mais gurus que as pessoas sigam, há sempre alguém com dificuldade em mudar de vida.

Que esta pandemia tem consequências muito negativas para a vidas das pessoas, toda a gente sabe. Que as consequências económicas, além de dramáticas, podem ser imprevisíveis, também. Que o medo e até o pânico podem tomar conta de algumas pessoas também é normal, mas não desejável. Mas será que é possível tirar partido de um vírus? Que benefícios e...

Teletrabalho

20-03-2020

Tenho a certeza de que, desde há uma semana, começou a ouvir com maior frequência a palavra «teletrabalho». Se o trabalho a partir de casa estava disponível para uma minoria de pessoas, hoje a maioria viu-se obrigada a optar por esta forma de trabalhar.

Gentileza

21-02-2020

Todos os dias nos cruzamos com pessoas de diferentes estados de espírito, mas quando nos cruzamos com uma pessoa gentil, o nosso dia ganha outra cor.

Mais de metade das pessoas não gosta do trabalho que faz. Poucas pessoas adoram o seu trabalho. Isto, o leitor já sabe, mas não deveria ser assim, pois não?

O fracasso tem uma conotação muito negativa. É olhado como a decisão que se tomou erradamente, como uma falha lamentável. As pessoas têm medo de fracassar. E por causa desse medo, não tentam coisas novas. Não erra quem não tenta.

Se as suas reuniões são sempre a mesma coisa, monótonas, numa sala fechada, com o barulho de fundo dos equipamentos (ar-condicionado e telefone da receção), as pernas dormentes e com os objetivos afixados na parede, promova uma reunião-caminhada. Vai agradar até aos mais preguiçosos.

Tem aquela sensação de que o seu trabalho é subavaliado e, que alguns dos seus colegas são extremamente valorizadas, apesar de demonstrarem algumas incompetências? Calma, pode ser "apenas" um erro na avaliação de desempenho: o efeito hallo ou o efeito horn.


Veja também