Blog

As maiores dúvidas no momento de redigir um currículo são a organização da informação e o que colocar. Para saber o que escrever, sugiro organizar a informação em cinco grupos: dados pessoais, formação académica, experiência profissional, competências e outras informações.

Há algum tempo disseram-me que um objeto criativo só terá valor se estiver exposto, se for visível aos olhos dos outros. Escondido, não é nada. Não existe. Não tem nenhum valor. Quando o resultado de uma arte está visível a outros olhares, agradará ou não aos outros. Mostrar ao mundo o que faz, é um risco que corre. Fica sujeito à critica....

Muitas pessoas conseguem chegar à entrevista, mas têm dificuldade nessa fase do recrutamento. Seja porque não se sentem confiantes, porque ficam ansiosas ou porque não fizeram o trabalho de casa. Assim que tiver uma entrevista marcada, comece logo a preparar essa oportunidade de trabalho de forma organizada.

Se leva a procura de emprego a sério e quer obter resultados quando se candidata, evite estes 6 erros no envio de uma candidatura. Seja por falta de foco, desconhecimento, exibicionismo ou por distração, estes erros acontecem.

Ainda existe alguma confusão quando alguém se quer referir a uma sucessão de acontecimentos que se repetem vezes sem conta. Uns dizem «ciclo vicioso». Outros «círculo vicioso». Qual será a forma correta?

Quando precisamos de escrever uma sigla ou um acrónimo, num texto ou num currículo, temos de seguir algumas regras. Se o PIB (Produto Interno Bruto) é um acrónimo, por que razão PME (Pequenas e Médias Empresas) é uma sigla?

Observe o seu currículo com atenção e descubra o que deve retirar antes de o enviar. Fique com um documento mais profissional e aumente as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

A vírgula serve para dar sentido ao que escrevemos e, desta forma, sermos bem compreendidos. Poderá indicar uma pausa breve e tem o poder de mudar o sentido de uma frase apenas se a trocar de lugar.

Alguns proprietários escrevem nos seus anúncios: «Aluga-se casa». Todos sabem o que isto significa, mas a frase está errada.

Já teve dúvidas em saber se escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»? Já viu escrito das duas maneiras e ficou ainda com mais dúvidas? Ou sabe como se escreve e quando tenta explicar ainda duvidam si?

Acreditamos que algumas expressões estão certas e nem duvidamos que possam ser de outra forma. Compramos a primeira palavra que nos cai bem no ouvido. Estará correta a maneira como falo e escrevo?

Quero receber os artigos do blog!