Blog

Quero ser mais produtivo(a) e feliz! 

Sim, quero receber os artigos do blog.

O interesse na assistência virtual em Portugal veio colocar muitas perguntas. Se há algum tempo a pergunta era: «O que é uma assistente virtual?» Hoje a pergunta é: "O que é preciso para ser assistente virtual?" Isto mostra bem o quanto esta profissão ainda tem para crescer. A procura por informação e cursos nesta área aumentou para responder a...

O medo pode funcionar como uma proteção para a nossa sobrevivência, mas se nos condicionar e impedir de fazer coisas que queremos, não evoluímos e também pode colocar em causa o nosso progresso profissional.

Quando precisamos de escrever uma sigla ou um acrónimo, num texto ou num currículo, temos de seguir algumas regras. Se o PIB (Produto Interno Bruto) é um acrónimo, por que razão PME (Pequenas e Médias Empresas) é uma sigla?

Observe o seu currículo com atenção e descubra o que deve retirar antes de o enviar. Fique com um documento mais profissional e aumente as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

A vírgula serve para dar sentido ao que escrevemos e, desta forma, sermos bem compreendidos. Poderá indicar uma pausa breve e tem o poder de mudar o sentido de uma frase apenas se a trocar de lugar.

Alguns proprietários escrevem nos seus anúncios: "Aluga-se casa". Todos sabem o que isto significa, mas a frase está errada.

A Susana é massagista e é uma excelente profissional. Normalmente atende as suas clientes a horas e não deixa faltar material para o seu trabalho, mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo acreditou que, por ser desorganizada, não conseguiria ter uma vida mais tranquila e sem os sobressaltos da desorganização. Quando percebeu que perdia mais...

Mais um ciclo que se fecha e damos hoje início a um novo ano. Para trás ficou um ano cheio de desafios, mas agora é o momento de recomeçar. Retenha as lições que aprendeu em 2020 e comece hoje a organizar o seu novo ano de 2021.

Já teve dúvidas em saber se escreve «à muito tempo» ou «há muito tempo»? Já viu escrito das duas maneiras e ficou ainda com mais dúvidas? Ou sabe como se escreve e quando tenta explicar duvidam si?

Já sabe o que é a procrastinação, já sabe o quanto isso prejudica o seu desempenho pessoal e profissional, já sabe que tem que fazer alguma coisa, mas continua a ser um procrastinador?

A taxa de desemprego aumentou no segundo trimestre e o mercado não terá capacidade de acolher tantas pessoas disponíveis para trabalhar nos próximos meses. A procura de uma solução poderá passar por criar o seu posto de trabalho a partir de casa.

Trabalhar a partir de casa é o desejo de muitas pessoas. Sonham não ter de enfrentar o trânsito, acordar mais tarde, ter tempo para outras tarefas, estar mais tempo junto dos filhos, alimentarem-se a horas com comida feita em casa e, sobretudo, não terem de cumprir um horário fixo.

Queria ser jornalista. Depois de terminar o curso, Filipa conseguiu alguns estágios em jornais e publicações locais. Trabalhava sem contrato e sem horário, mas com muitas promessas. Estava a começar a sua carreia e a esperança tornou-se a razão para apostar tudo em cada experiência que saía frustrada. O jornal fechou, a revista não lhe pagou o que...

Por mais livros que as pessoas leiam, por mais cursos que as pessoas frequentem, por mais gurus que as pessoas sigam, há sempre alguém com dificuldade em mudar de vida.

A tendência crescente para adquirir objetos só porque sim ou porque acreditamos que precisamos deles, vieram encher as nossas casas, aumentar o nosso trabalho em organizá-los e retirar-nos, a pouco e pouco, um recurso que todos queremos: o dinheiro.

Se a sua vontade para organizar uma pilha de papéis levou o leitor a arregaçar as mangas e a colocar o seu arquivo em dia, segue-se o próximo desafio: manter o arquivo em ordem.

Apesar de estarmos na era digital, os papéis ainda são uma dor de cabeça para muitas pessoas quando é necessário manter a sua organização. Existem duas formas de encontrar um papel num momento de urgência: rápido (no local onde sabe que o tem) ou demorado (talvez numa pilha de papéis ou dobrado num bolso qualquer).

Muitas pessoas são desorganizadas porque seguiram esse exemplo e não lhes foi ensinado como se podiam organizar. Acreditam que a sua desorganização faz parte da sua personalidade e pensam que não podem mudar a maneira como gerem as suas coisas e o seu tempo.

Acreditamos que algumas expressões estão certas e nem duvidamos que possam ser de outra forma. «Compramos» a primeira palavra que nos cai bem no ouvido. Estará correta a maneira como falo e escrevo?

Trabalhar em casa tem muitos benefícios, mas como em tudo na vida, também existem desvantagens. Há dois anos que trabalho a partir de casa e, desde o início, estabeleci um horário de trabalho, um local para instalar o meu home office, tornei-me ainda mais organizada, disciplinada e focada.

Que esta pandemia tem consequências muito negativas para a vidas das pessoas, toda a gente sabe. Que as consequências económicas, além de dramáticas, podem ser imprevisíveis, também. Que o medo e até o pânico podem tomar conta de algumas pessoas também é normal, mas não desejável. Mas será que é possível tirar partido de um vírus? Que benefícios e...

Teletrabalho

20-03-2020

Tenho a certeza de que, desde há uma semana, começou a ouvir com maior frequência a palavra «teletrabalho». Se o trabalho a partir de casa estava disponível para uma minoria de pessoas, hoje a maioria viu-se obrigada a optar por esta forma de trabalhar.

A não ser que já tenha aderido ao minimalismo, eu sei que tem coisas que já não usa e que pode ganhar dinheiro com elas. A primeira coisa que lhe deve passar pela cabeça será vender, certo? E tem toda a razão! Pode ganhar dinheiro vendendo o que já não quer, mas também pode alugar o que não usa, rentabilizando o seu investimento inicial....

Gentileza

21-02-2020

Todos os dias nos cruzamos com pessoas de diferentes estados de espírito, mas quando nos cruzamos com uma pessoa gentil, o nosso dia ganha outra cor.

Mais de metade das pessoas não gosta do trabalho que faz. Poucas pessoas adoram o seu trabalho. Isto, o leitor já sabe, mas não deveria ser assim, pois não?