Blog

Quero ser mais produtivo(a) e feliz! 

Quero receber os artigos semanais.

Agora que estamos na segunda fase de desconfinamento, iremos retomar gradualmente à normalidade e o mercado tenta equilibrar-se. Embora a sociedade tenha mudado, a procura por uma nova oportunidade de emprego continua e é muito provável que a competição aumente. Sabe o que fazer depois de uma entrevista para se diferenciar dos restantes candidatos?...

Quando eu julgava que o currículo Europass era um modelo pouco utilizado pela maioria das pessoas e que a sua utilização estava prestes a cair em desuso, tive uma grande surpresa.
O que mais me espantou não foi o envio de um currículo neste modelo, mas a vontade em reescrever um currículo desta forma. Percebi que existe a ideia...

Apesar de estarmos na era digital, os papéis ainda são uma dor de cabeça para muitas pessoas quando é necessário manter a sua organização. Existem duas formas de encontrar um papel num momento de urgência: rápido (no local onde sabe que o tem) ou demorado (talvez numa pilha de papéis ou dobrado num bolso qualquer).

Muitas pessoas são desorganizadas porque seguiram esse exemplo e não lhes foi ensinado como se podiam organizar. Acreditam que a sua desorganização faz parte da sua personalidade e pensam que não podem mudar a maneira como gerem as suas coisas e o seu tempo.

Acreditamos que algumas expressões estão certas e nem duvidamos que possam ser de outra forma. «Compramos» a primeira palavra que nos cai bem no ouvido. Estará correta a maneira como falo e escrevo?

Trabalhar em casa tem muitos benefícios, mas como em tudo na vida, também existem desvantagens. Há dois anos que trabalho a partir de casa e, desde o início, estabeleci um horário de trabalho, um local para instalar o meu home office, tornei-me ainda mais organizada, disciplinada e focada.

Que esta pandemia tem consequências muito negativas para a vidas das pessoas, toda a gente sabe. Que as consequências económicas, além de dramáticas, podem ser imprevisíveis, também. Que o medo e até o pânico podem tomar conta de algumas pessoas também é normal, mas não desejável. Mas será que é possível tirar partido de um vírus? Que benefícios e...

Teletrabalho

20-03-2020

Tenho a certeza de que, desde há uma semana, começou a ouvir com maior frequência a palavra «teletrabalho». Se o trabalho a partir de casa estava disponível para uma minoria de pessoas, hoje a maioria viu-se obrigada a optar por esta forma de trabalhar.

A não ser que já tenha aderido ao minimalismo, eu sei que tem coisas que já não usa e que pode ganhar dinheiro com elas. A primeira coisa que lhe deve passar pela cabeça será vender, certo? E tem toda a razão! Pode ganhar dinheiro vendendo o que já não quer, mas também pode alugar o que não usa, rentabilizando o seu investimento inicial....

Gentileza

21-02-2020

Todos os dias nos cruzamos com pessoas de diferentes estados de espírito, mas quando nos cruzamos com uma pessoa gentil, o nosso dia ganha outra cor.

Mais de metade das pessoas não gosta do trabalho que faz. Poucas pessoas adoram o seu trabalho. Isto, o leitor já sabe, mas não deveria ser assim, pois não?

No ano passado, partilhei consigo 52 ideias para se organizar. Em 2020, reuni-as todas num e-book com várias dicas extra. São teorias para colocar em prática no seu dia a dia, na sua vida pessoal e profissional para que seja uma pessoa mais organizada e ainda mais feliz.

Se chega ao final do dia com a sensação que o tempo que tem não lhe chega, que faz muita coisa e que o dia nem foi assim tão produtivo, leia estas 5 dicas rápidas.

O fracasso tem uma conotação muito negativa. É olhado como a decisão que se tomou erradamente, como uma falha lamentável. As pessoas têm medo de fracassar. E por causa desse medo, não tentam coisas novas. Não erra quem não tenta.

Costuma pedir 12 desejos quando tocam as 12 badaladas? E os desejos realizam-se todos? Nos últimos anos faço listas. Uma pequena lista com o que eu quero realizar em cada ano. Dou-lhe o nome de Objetivos. E, este ano, não será diferente. Para fechar o ano de 2019, quero partilhar mais esta sugestão consigo.

Aproxima-se a noite de maior união do ano. Já tem quase tudo preparado? Como organizou o seu Natal? Quantas pessoas serão à mesa na noite da consoada? O que vai cozinhar ou comprar nesta quadra?

Por esta altura, já deve ter sido desafiado para as trocas de presentes de Natal com os colegas da sua empresa. Por norma, é sorteado um nome e, definido o valor limite para o mimo, começa a dor de cabeça. O que comprar?

Às vezes, procuramos soluções mágicas para resolvermos os nossos problemas, mas hoje quero partilhar consigo uma ferramenta muito fácil de usar, gratuita e que está ao seu alcance.

Se as suas reuniões são sempre a mesma coisa, monótonas, numa sala fechada, com o barulho de fundo dos equipamentos (ar-condicionado e telefone da receção), as pernas dormentes e com os objetivos afixados na parede, promova uma reunião-caminhada. Vai agradar até aos mais preguiçosos.

Tem aquela sensação de que o seu trabalho é subavaliado e, que alguns dos seus colegas são extremamente valorizadas, apesar de demonstrarem algumas incompetências? Calma, pode ser "apenas" um erro na avaliação de desempenho: o efeito hallo ou o efeito horn.

Se escrever um e-mail é uma rotina nas suas tarefas diárias, mas sente muitas dúvidas e incertezas, este artigo é para si. Ou, se quer dar o seu melhor no momento de se expressar por escrito, guarde estas 10 dicas.